Folgado apanhou Covid pela primeira vez: “Assim que aligeirei no uso da máscara fui logo infetado”

Pedro Folgado contraiu Covid-19 pela primeira vez. O presidente admitiu que o retirar das máscaras dos hábitos obrigatórios terá sido decisivo e contou o seu caso no decorrer da entrevista que concedeu ao nosso canal a propósito da polémica intervenção de um dirigente da ACICA. A entrevista será publicada ainda hoje, sábado, dia 11 de Junho.

O Presidente da Câmara Municipal de Alenquer contraiu recentemente Covid-19, o que aconteceu pela primeira vez desde que a pandemia invadiu as nossas vidas. Pedro Folgado admitiu que o retirar das máscaras dos hábitos obrigatórios terá sido decisivo para ter sido infetado. O autarca falou em exclusivo para os leitores do Fundamental sobre a experiência de ter sido presidente em teletrabalho.

“A Covid não desapareceu e infelizmente não vai desaparecer das nossas vidas, não obstante a guerra na Ucrânia ter feito com que o tema quase desaparecesse dos noticiários”, começou por afirmar Pedro Folgado, que relembrou que os especialistas antecipam uma nova vaga para depois do período de férias de verão. “Eu andava há dois anos a escapar à Covid, e estou convencido que apanhei porque a certa altura deixei de andar de máscara”, admite Folgado.

“No concelho de Alenquer estamos de novo numa fase crescente de contágio da doença, admito que devido às festividades”, frisou ainda o edil, que em Outubro renovou o seu mandato presidencial com maioria absoluta. “Eu sempre estive com pessoas que provavelmente tinham Covid, mas sempre andei de máscara e acabei por estar sempre mais protegido”, reforçou. “A partir do momento em que as pessoas aligeiraram esta questão da máscara eu também o fiz, admito, e apanhei o vírus”, diz ainda Pedro Folgado.

O presidente da Câmara de Alenquer conta como foram os sintomas: “A Covid-19 comigo não foi muito agressiva. Tive febre e mal estar no primeiro dia mas depois as coisas foram melhorando, mas fiquei com a voz nasalada e parece que me sinto entupido”. Pedro Folgado refere que está neste estado desde há duas semanas: “Quando me constipava ficava com a voz nasalada durante os dias da constipação mas depois passava e ficava com a voz transparente, o que não acontece depois da Covid, com o sintoma a persistir há duas semanas”, conta.

O autarca disse ainda ao Fundamental que conhece pessoas que não foram vacinadas por opção. “Essas pessoas estão a passar pior por não terem apanhado a vacina; é um direito que têm, mas escusadamente estão a sofrer porque uma vacina não custa nada e de facto protege. Mas são ideias, e cada um tem as suas”, complementa Pedro Folgado, que contou o seu caso ao Fundamental no decorrer da entrevista que concedeu ao nosso canal a propósito da polémica intervenção de um dirigente da ACICA durante a Feira da Ascensão sobre o apoio da autarquia à organização deste certame e que será publicada ainda hoje, sábado, dia 11 de Junho.

O líder do Executivo Municipal de Alenquer deixa o alerta: “Aproximam-se tempos de festas, com os santos populares e os festejos de aldeia, e é muito importante que as pessoas pensem um pouco na sua saúde e se protejam”. E relembra o que lhe terá custado os 7 dias de infeção: “Estive em casa isolado, pus muitas coisas em dia que não conseguia por quando estava e estou a trabalhar na Câmara e fui presidente em teletrabalho, despachei assuntos, assinei documentos, mas ainda assim foi aborrecido porque houve uma quebra acentuada de dinâmica, o que causa sempre muito impacto negativo”.

VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR