
O Mês da Cultura Tauromáquica abriu em Azambuja no passado dia 2 de maio com três exposições que estarão patentes até final do mês. As exposições estão ligadas à temática da tauromaquia e o acesso do público é gratuito às mesmas.
A primeira exposição é a “Redondéis de Azambuja” que está instalada na praça de toiros local. Esta mostra retratará a nível histórico e cronológico as infraestruturas de praças de toiros e outros pontos com atividades taurinas que existiram no Concelho de Azambuja. Está aberta ao público nos fins-de-semana, dias 14, 15, 21 e 22 de maio das 14h00 às 18h00, e nos períodos de funcionamento da praça de toiros durante a Feira de Maio de 25 a 30 de maio.

Este ano está de volta a exposição de rua “Taurus Murus” que reúne um conjunto de fotografias evocativas desta temática. “Numa terra de campinos, toureiros, forcados e bons aficionados a tauromaquia e as atividades com ela relacionadas foram em 2012 consideradas património cultural imaterial do Concelho de Azambuja, inalienável e marcante das suas gentes”, relembra António José Matos, vereador da cultura.
“Esta coleção de 20 telas de grandes dimensões transporta-nos para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, trazendo um colorida às ruas da vila de Azambuja, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do nosso território”, reforça o também vice-presidente da autarquia.
O vereador propõe um circuito visitável a pé com início no Páteo do Valverde, percorrendo as várias ruas de Azambuja, passando por alguns dos mais emblemáticos locais relacionados com a bicentenária Feira de Maio e terminando na Avenida dos Condes de Azambuja. Junto de cada imagem cada visitante pode encontrar um QR code, que ao ser utilizado pode dar acesso a mais informações bem como permitir aceder ao catálogo da exposição.
Já a terceira e última exposição, inserida no Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, está instalada no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, na área circundante do primeiro cinema que existiu na vida. Esta exposição é intitulada de “7ª Festa – a Tauromaquia no Cinema” e é composta por artigos de crítica cinematográfica assinados por Nuno Soares Dias, publicados na revista Contra Barreira.