Azambuja: pequeno almoço empresarial deu ênfase à descarbonização

O terceiro “pequeno-almoço empresarial” teve lugar recentemente e foi uma vez mais organizado pelo Município de Azambuja. A descarbonização e as energias verdes estiveram em destaque. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja.

O terceiro “pequeno-almoço empresarial” teve lugar recentemente e foi uma vez mais organizado pelo Município de Azambuja. A terceira edição desta iniciativa destacou o tema da descarbonização e das energias verdes. Estiveram presentes 16 empresas do concelho dos setores da logística e do retalho, num encontro em que o anfitrião foi o próprio Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.

Nesta sessão foi convidada a participar uma empresa tecnológica especializada em hidrogénio como combustível para os seus camiões. De acordo com fonte da autarquia este será um feito pioneiro no panorama português e que terá originado um debate bastante interessante sobre esta temática com as restantes empresas durante a iniciativa.

O Município de Azambuja aproveitou a ocasião para dar destaque ao investimento com vista à elaboração do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050”. Durante a mesma sessão várias empresas deram a conhecer que também estão a elaborar os seus planos de sustentabilidade e a fazer sérios investimentos para ir ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Acrescente-se que o Concelho de Azambuja tem uma das zonas mais relevantes a nível nacional para a área de logística, nomeadamente na plataforma Vila Nova da Rainha – Azambuja, onde passam cerca de 10 mil camiões. “Entendeu-se que havia um papel a desempenhar nesta transformação e foi traçado o objetivo de ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica que identificasse ações e projetos concretos a desenvolver a nível de energia de transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo para tornar o município mais sustentável e competitivo”, referiu Silvino Lúcio, presidente da autarquia.

O autarca acrescenta: “Estes eventos têm como objetivo facilitar a comunicação entre o município e as empresas do território, assim como a partilha de ideias com a comunidade empresarial. Pretendemos também com esta iniciativa conduzir à criação de uma comunidade de boa prática empresarial tendo como epicentro o território do Concelho de Azambuja”.