Ministro elogia Folgado na inauguração do quartel: “O sonho de um autarca por quem temos grande estima”

O Ministro da Administração Interna elogiou a postura de Pedro Folgado durante todo o processo de construção do novo quartel de Alenquer da GNR. "Pedro Folgado é um autarca pelo qual temos uma estima muito grande”, disse o governante.

José Luís Carneiro elogiou de forma assertiva a postura de Pedro Folgado durante todo o processo de construção do novo quartel de Alenquer da Guarda Nacional Republicana. O Ministro da Administração Interna referiu, e citamos: “Foi a realização de um sonho e o governo tem todo o gosto em ajudar a realizar os sonhos dos autarcas de todo o país, sobretudo junto de Pedro Folgado, que é um autarca pelo qual temos uma estima muito grande”.

O presidente da autarquia de Alenquer viu desta forma reconhecido ao mais alto nível todo o empenho com que conduziu este processo que viria a culminar com a inauguração a 25 de abril deste ano do novíssimo quartel de Alenquer do destacamento territorial da Guarda Nacional Republicana.

A cerimónia de inauguração contou com a participação de José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, e também de Isabel Oneto, Secretária de Estado da Administração Interna; de Marcelo Mendonça de Carvalho, Secretário Geral do Ministério da Administração Interna; e de Rui Clero, Comandante-Geral da GNR.

Já Pedro Folgado afirmou durante a cerimónia de inauguração: “Mais do que um edifício, Alenquer ganhou uma capacidade de resposta diferente, porque em termos de acessibilidade o que havia anteriormente era muito mau. O concelho ganhou muito com este equipamento, também ao nível da sua localização, e ao ver estas instalações parece-me que aquelas que existiam já estão muito distantes no tempo”.

O novo quartel é constituído por rés-do-chão e primeiro andar. No piso inferior vão funcionar os serviços tais como a área de atendimento, a secretaria, gabinetes, salas de detenção, cozinha, refeitório e balneários. O piso superior destina-se ao alojamento dos militares em serviço. O edifício contempla ainda garagem para estacionamento ou manutenção de veículos.

Pedro Folgado abordou igualmente a questão dos efetivos da GNR no território: “Em relação a Alenquer, o rácio é mais ou menos cumprido, mas na Merceana fica muito aquém. A Merceana precisa de mais militares que prestem apoio aquela população rural”. O autarca assegura que tem feito chegar essa preocupação às entidades responsáveis e aproveitou a presença do Ministro para reforçar essa preocupação.

O novo equipamento resultou de um protocolo celebrado em 2015 com o Ministério da Administração Interna, no qual o município cedeu o terreno e assumiu-se como responsável pela execução da obra, que teve um valor total a rondar os 1,6 milhões de euros. “Sei que nos comprometemos com algo que não era da nossa responsabilidade, mas conseguimos fazer com que este destacamento fosse construído e não estou nada arrependido de ter firmado esse protocolo”, reforçou Pedro Folgado.

O destacamento territorial de Alenquer é responsável pelos postos de Alenquer, Merceana, Aveiras de Cima, Azambuja e Cadaval e vai albergar 52 militares. “O novo quartel que agora fica situado entre Alenquer e Carregado vai proporcionar melhores condições ao atual efetivo e possivelmente atrair mais militares no futuro, necessidade já identificada pelo município”, remata o autarca líder do executivo de Alenquer.

Após a visita às novas instalações José Luís Carneiro considerou que o edifício “tem condições dignas para o exercício de funções e constitui um fator de atratividade para os jovens que agora ingressam na GNR e que têm a expectativa de encontrar uma instituição que lhes proporciona melhores condições de vida profissional.”