
O Congresso “Vila Nova de São Pedro 1971-2021: cinquenta anos de investigação sobre o Calcolítico, no Ocidente Peninsular” terá lugar entre os dias 22 e 24 de novembro. Este evento tem lugar no âmbito das comemorações dos 50 anos da classificação do povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro como Monumento Nacional.
A iniciativa é uma organização conjunta da equipa do projeto VNSP3000 com o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e a Associação dos Arqueólogos Portugueses. As comemorações decorrerão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu Arqueológico do Carmo em moldes presenciais e digitais, estando agendada para dia 27 de novembro uma visita ao sítio arqueológico.

Este congresso tem como principal objetivo reunir muitos dos arqueólogos que nestas últimas décadas contribuíram com o seu trabalho de investigação para o conhecimento de Vila Nova de São Pedro e das sociedades calcolíticas da área ocidental da Península Ibérica. Silvino Lúcio marcará presença na sessão inaugural que terá lugar no dia 22 de novembro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No dia seguinte o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque dará o seu contributo ao congresso com uma comunicação, pelas 18h35, intitulada “Conhecimento e Memória: O Museu de Azambuja e a sala do Povoado Fortificado de Vila Nova de São Pedro”.
O programa do congresso culminará com uma visita guiada ao próprio povoado fortificado de Vila Nova de São Pedro, a 27 de novembro, pelas 14h30.