Presidenciais confirmam extrema direita na região logo atrás do presidente Marcelo

Eleições presidenciais confirmam ascensão da extrema direita na região, com o André Ventura a obter o segundo lugar destacado nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Vila Franca de Xira, Salvaterra de Magos e Santarém. Marcelo venceu em todos os municípios da região e do país.

Os resultados das eleições presidenciais vieram confirmar a ascensão da extrema direita na região abrangida pela linha editorial do Fundamental, com o candidato André Ventura a obter o segundo lugar destacado nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Vila Franca de Xira, Salvaterra de Magos e Santarém. Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os municípios da região e do país.

Em Alenquer Marcelo Rebelo de Sousa obteve uma vitória acima dos 60 por cento (61,09 %), com André Ventura a ficar em segundo lugar com 13,87 por cento. Ana Gomes teve 10,02 dos votos em Alenquer e ficou na terceira posição nestas presidenciais. João Ferreira (6,43%), Marisa Matias (3,48%), Vitorino Silva (2,73%) e Tiago Mayan Gonçalves com 2,37 foram os restantes “classificados” no Concelho de Alenquer.

Já no Concelho de Azambuja repetiram-se os resultados finais com Marcelo Rebelo de Sousa a obter 58,02 dos votos, seguido de André Ventura com 15,04 por cento. Ana Gomes ficou em terceiro lugar em Azambuja curiosamente com a mesma percentagem obtida no concelho de Alenquer, 10,02 por cento. Em Azambuja os candidatos seguintes foram também João Ferreira, Marisa Matias, Vitorino Silva e Tiago Gonçalves, com respetivamente 6,98%, 4,93%, 3,07% e 1,94% dos votos.

E para não variar os resultados nas eleições no Cartaxo também seguiram o mesmo padrão dos concelhos de Alenquer e Azambuja, com Marcelo Rebelo de Sousa a vencer e obter 59,94 por cento dos votos. Ventura ficou em segundo com 15,41 por cento e Ana Gomes teve 11,21 dos votos registados no Cartaxo. No Cartaxo os candidatos seguintes foram igualmente João Ferreira, Marisa Matias, Vitorino Silva e Tiago Gonçalves, com respetivamente 4,80%, 3,77%, 2,5% e 2,38% dos votos.

E para não variar os três primeiros candidatos mantiveram-se inalterados nos concelhos de Vila Franca de Xira, Salvaterra de Magos e Santarém, com Marcelo a vencer com respetivamente 57,87%, 57,49% e 60,43 por cento. André Ventura ficou em segundo lugar nestes três concelhos e obteve mesmo em Salvaterra de Magos a votação mais expressiva, 17,90 por cento dos votos.

Em Vila Franca o candidato da extrema direita teve 12,85% e em Santarém somou 15,74 por cento dos votos. Já Ana Gomes ficou em terceiro lugar nestes três concelhos e obteve 12,12%, 10,07% e 10,96% respetivamente em Vila Franca de Xira, Salvaterra de Magos e Santarém.

COMPARTILHAR