Sonae em comunicado: “A nossa prioridade é continuarmos a #AlimentarPortugal”

A Sonae emitiu já hoje um comunicado prestando esclarecimentos sobre o Entreposto de Azambuja, comunicado que o Fundamental aqui transcreve na íntegra.

A Sonae emitiu já hoje um comunicado prestando esclarecimentos sobre o Entreposto de Azambuja, comunicado que o Fundamental aqui transcreve na íntegra:

O plano de contingência do Entreposto da Azambuja, que está em vigor há mais de 2 meses, está totalmente alinhado com todas as recomendações das autoridades de saúde e atestado pela Direcção Geral de Saúde, em várias visitas ao local, no sentido de garantir que o nível de risco de propagação entre colegas é de ‘muito baixo risco’.

Segundo declarações à TSF Mário Durval, Delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, refere que ‘Existem trabalhadores que se contagiaram no seu local de origem. Pela essência do trabalho, não há qualquer risco de contágio entre os trabalhadores do Entreposto da Azambuja, nem nas áreas sociais da empresa, dado o plano de contingência já implementado há meses.’

Desde o início da pandemia que a Sonae MC introduziu uma série de medidas por forma a conter a disseminação do surto, sendo que apenas 1/3 dos nossos colaboradores usam comboios e já estamos a reforçar há várias semanas o serviço de autocarros próprios (duplicámos o número de autocarros e a higienização, de forma à lotação ser apenas metade da capacidade, garantido o distanciamento social).

A juntar a estas medidas a Sonae MC introduziu um conjunto de procedimentos, a saber:

  • Implementámos um programa de forte comunicação e sensibilização para o tema Covid-19 à população em geral e chefias, de forma a terem o maior conhecimento sobre os vários processos a adoptar, quer nas medidas de higienização, quer nos procedimentos a seguir recomendados pela nossa Saúde Ocupacional e DGS/OMS.
  • Implementámos trabalho remoto de todos os colaboradores cuja função é passível de ser feita nesse regime, diminuído o número de pessoas que se deslocam para a Azambuja diariamente.
  • Os horários dos turnos foram desfasados para evitar concentrações de colaboradores nas entradas e saídas;
  • Estamos a proceder à verificação de temperatura a todos os colaboradores, prestadores de serviço e de trabalho temporário antes de darem entrada em qualquer instalação dos entrepostos. Esta medida foi implementada a 24 de março e irá ser mantida por tempo indeterminado.
  • Implementámos também sinalética no chão do entreposto para acautelar distâncias de segurança entre os nossos colaboradores/fornecedores – junto à receção de mercadorias e à entrada;
  • Reforçámos a segurança, higiene e limpeza dos locais de trabalho, das zonas sociais e de toda a cadeia de distribuição das operações e cadeia de abastecimento, bem como a desinfecção de todos os veículos de transporte de mercadorias. Esta é uma operação diária e repetida várias vezes ao dia;
  • Temos disponível doseadores com gel higienizante e disponibilizamos luvas e máscaras para os colaboradores, bem como informação sobre as regras de utilização;
  • Instituímos o uso obrigatório de máscaras para todos os nossos colaboradores;
  • Disponibilizamos mascaras aos nossos trabalhadores temporários e prestadores de serviço;
  • Adquirimos viseiras de protecção;
  • De forma reduzir o contacto com os motoristas fornecedores, são os colaboradores do Entreposto que fazem a descarga das viaturas, mantendo os motoristas em zona de segurança, evitando contacto com colaboradores;
  • Criámos um microsite alusivo ao Coronavírus com informação actualizada;
  • Activámos uma linha de apoio ao COVID-19 com três números disponíveis (24 horas, 7 dias por semana) para apoio e esclarecimento de dúvidas;
  • Criámos salas de contenção (isolamento) nos entrepostos, com EPIs adequados;
  • Reforçámos as equipas de limpeza dos nossos entrepostos para que possam estar focadas na desinfecção de áreas consideras críticas (wc, cantina, corrimões, passadiço, maçanetas das portas, entre outros);
  • Identificámos colaboradores que façam parte de grupos de riscos (>60 anos; grávidas, doenças crónicas e imunodeprimidos), e que ficam em casa preventivamente;
  • Colocámos lava mãos portáteis em zonas mais afastadas dos entrepostos;
  • Evitamos reuniões de início de turno e usamos preferencialmente a comunicação por som;
  • Limitação do número de utilizadores dos balneários (1 pessoa por cada 2 m2) e instalação de novos balneários;
  • Limitação do número de pessoas em salas de reuniões (1 pessoa por cada 2 m2);
  • Os equipamentos de suporte à operação são limpos antes e depois de cada utilização.

No entreposto da Azambuja da Sonae MC trabalham actualmente 800 pessoas. A par destas medidas, os horários de entrada foram ainda mais desfasados, por forma a diminuir a concentração de pessoas na estação de comboios e no apeadeiro de acesso ao entreposto.

A Sonae MC tem delineado um sólido plano de contingência, totalmente alinhado com as recomendações das autoridades de saúde e atestado pela Direcção Geral de Saúde. Mantemos a máxima confiança nos responsáveis de todas as equipas para levar a cabo o plano de contingência traçado pela Sonae MC e assim protegermos os nossos colaboradores e clientes.

A Sonae MC está consciente da sua responsabilidade para com o país. A nossa prioridade é continuarmos a #AlimentarPortugal

VIASonae MC
COMPARTILHAR