Cláudio conversa com Salema na EN3: “Em comum temos a perda de 2 irmãos em acidentes de viação”

Nuno Cláudio e André Salema: ambos viram dois irmãos partirem vítimas de acidentes de viação. Salema luta hoje pela requalificação da EN3 entre Azambuja e Carregado. Jornalista e dirigente encontraram-se para conversar junto ao memorial da Plataforma em Vila Nova.

A Plataforma EN3 assinala dois anos sobre a iniciativa dos garrafões iluminados com velas, naquela que foi mais uma tentativa de chamar a atenção das entidades competentes para os perigos deste troço de estrada entre Azambuja e Carregado. Nesta ocasião Nuno Cláudio convidou André Salema para uma conversa tendo como pano de fundo o Memorial de Vila Nova da Rainha construído em memória das vítimas desta estrada nacional.

De resto, o jornalista Nuno Cláudio e o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Azambuja André Salema têm em comum esse tremendo sentimento de perda: ambos viram dois irmãos partirem vítimas de acidentes de viação. No caso de André Salema, o trágico momento teve mesmo como palco a fatídica estrada nacional 3, mais concretamente o lugar onde estava implantada a antiga fábrica da marca Opel.

Nesta conversa procurámos abordar os desafios e as dificuldades que se colocam ao movimento Plataforma EN3, fundado pelo próprio André Salema, por Joaquim Ramos e por Inês Louro, respectivamente antigo Presidente da Câmara e actual pPresidente da Freguesia de Azambuja. As obras de requalificação tardam em passar do papel para a estrada. Tardam em deixar de ser meras intenções.

Numa altura em que a Zona Industrial de Azambuja tem sido o grande tema da actualidade devido ao surto de covid-19 que ameaça a região, vale a pena recordar todas as dificuldades e também os desafios que se colocam aos mentores desta Plataforma. Que surgiu há 4 anos, após mais um grave acidente que vitimou uma jovem de Alcoentre e condicionou a vida a mais três ouras jovens do Concelho de Azambuja, para as quais a estrada nacional 3 representará sempre uma fonte de más recordações.

Convidamo-lo a ver aqui a conversa entre André Salema e Nuno Cláudio. Em plena Estrada Nacional 3, em Vila Nova da Rainha, junto ao Memorial da Plataforma.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR