Rui Bandeira dispensa grandes apresentações. Foi o vencedor do Festival da Canção em 1999 e representou Portugal na Eurovisão com o tema “Como tudo começou”, um hino orelhudo que ficou no nosso imaginário de grandes canções.
São quase três décadas de carreira, por agora “interrompida” devido à pandemia do coronavírus. Rui Bandeira aceitou o nosso convite para apresentar o tema… Lava as tuas mãos no Fundamental Canal. Mas, afinal, como nasceu esta adaptação do clássico “Como tudo começou”?
Uma brincadeira muito séria, como o artista faz questão de sublinhar. Rui Bandeira pegou no seu hit do final do século passado e deu-lhe uma outra roupagem, muito adequada aos tempos que vivemos. A sugestão parece ter vindo de dentro de casa, onde o Rui cumpre as determinações da Direcção Geral de Saúde juntamente com a mulher e o filho já desde o dia 8 de Março.
Nesta breve entrevista ao Fundamental Canal não poderíamos deixar de falar com Rui Bandeira acerca das previsíveis dificuldades pelas quais irão passar muitos dos artistas da nossa praça. Músicos, técnicos de som e outros profissionais que viviam do trabalho diário foram também eles apanhados nesta “curva apertada” em que se transformou a vida dos homens. Ao contrário do que diz o “novo” tema de Rui Bandeira, o Estado não deve lavar as mãos de assumir responsabilidades também nesta área.
E agora convidamo-lo a ver a breve conversa e a escutar e ver o teledisco de… Lava as tuas mãos. Um momento de inspiração de Rui Bandeira e de um punhado de bons artistas, entre músicos e técnicos.