Aveiras de Cima: Pedro “Calhau” já regressou a casa – internamento psiquiátrico só durou 24 horas

Pedro Custódio esteve pouco mais de 24 horas internado nos serviços de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira. Pedro foi detido pelas autoridades por insistir em caminhar no meio das faixas de rodagem da auto estrada do Norte, desafiando todas as regras de segurança.

… e está de regresso a casa. Pedro Custódio esteve pouco mais de 24 horas internado nos serviços de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira. Recorde-se que este conhecido cidadão de Aveiras de Cima foi detido pelas autoridades por insistir em caminhar no meio das faixas de rodagem da auto estrada do Norte, desafiando todas as regras de segurança.

No passado dia 3, precisamente há uma semana, Pedro Custódio foi detido pelas autoridades. Já tinha desafiado a segurança desta auto estrada de forma tremenda dois dias antes, quando resolveu caminhar em plena faixa de rodagem e de costas para o trânsito, no sentido norte-sul.  Voltou a protagonizar o feito e foi interceptado por uma patrulha da Polícia de Segurança Pública que circulava no local num carro descaracterizado.

Pedro Custódio é natural e residente em Aveiras de Cima. Este ainda jovem de 35 anos faz a diferença devido a uma muito peculiar forma de viver a vida. Esteve no centro da polémica relacionada com a pedofilia porque era aluno da Casa Pia, no início deste século. Diz que assistiu aos “feitos” do tristemente afamado Rei Ghob de Torres Vedras, e mais recentemente até assegurou que estava presente quando Luís Grilo foi assassinado. Tem sempre direito a televisão ou espaço nos “midia“. Mas, afinal, quem é Pedro Custódio?

A advogada Inês Louro conhece profundamente este ainda jovem habitante de Aveiras de Cima. Inês foi advogada de Pedro em muitos processos nos quais o jovem esteve a braços com a justiça. E conta histórias interessantes que nos ajudam a conhecer ainda melhor este peculiar cidadão.

Inês relata em exclusivo para o Fundamental: “Preocupei-me e tentei contextualiza-lo familiarmente e falei com uma assistente social que havia acompanhado a família que me relatou que o Pedro era filho de pai alcoólico, de mãe vítima de violência doméstica e com episódios do foro psíquico que a tinham levado a vários internamentos no Hospital Júlio de Matos”, refere a conhecida advogada e autarca de Azambuja.

Inês Louro acrescenta: “Não me recordo quantos irmãos o Pedro tinha. Sei que tinha uma, que designarei por “equilibrada” que ainda o tentou ajudar, apesar de também ter ficado sem televisão e outros bens de que não me recordo. Mas durante algum tempo foi a única âncora do Pedro. Essa irmã vivia no Carregado e faleceu jovem com cancro”, complementa Inês.

A advogada, que também é presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, acrescentou ainda: “Foi-me igualmente relatado pela assistente social e reportado no relatório social, por mim solicitado mais tarde, que o Pedro até aos seus 4 anos de idade viveu num bidon. Ali comia, dormia, fazia as necessidades … tal facto justificado pela família como tendo necessidade de trabalhar e ele ser muito irrequieto”. E com estes “pormenores” começamos a perceber melhor a vida difícil e triste deste então miúdo de Aveiras de Cima.

Inês ainda conta: “Assim que o Pedro Custódio saiu do bidon, começou logo a retirar objectos dos quintais vizinhos, sem nunca ter sofrido por parte dos seus progenitores juízos de censura. Ele não tinha brinquedos, via aos outros, gostava, levava. Note-se que todos estes factos foram oficialmente escritos no relatório social”, assegura a advogada de Azambuja, que também refere que o Pedro sofreu de muita violência por parte do seu progenitor.


Nelson Neves ao F-Canal: “Há muitas empresas nos cuidados intensivos ligadas a ventiladores”

Nelson Neves volta ao Fundamental Canal para falar das respostas criadas no âmbito da pandemia do coronavírus. O nosso especialista em revitalização e recuperação de empresas refere que a pandemia que vivemos já colocou muitas empresas nos cuidados intensivos e ligadas a ventiladores.

;
VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR