
“Azambuja Terras do Torricado” abre o ano 2020 na freguesia de Aveiras de Cima, com o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica”. Este evento irá realizar-se no próximo fim de semana e terá como palco o Mercado Diário de Aveiras. A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja.
Fonte da autarquia esclarece: “À semelhança do ano anterior, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do antigamente, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos Casais que a rodeiam”, acrescenta a mesma fonte.
Acrescente-se que algumas dessas pessoas irão confeccionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, revelando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade actual.
Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso Torricado do Concelho de Azambuja e a Lapardana, entre outras iguarias com a tradição e arte de aproveitar o pão, bem acompanhados por bacalhau assado e por bom vinho, ou não fosse Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”.
Ainda de acordo com fonte da autarquia, para poder conhecer e participar nesta viagem precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento, que tem um custo de 15 euros e dá direito a uma prova gastronómica. Esta prova inclui uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são para recordação. Pode optar por não adquirir o kit, e nesse caso terá o custo de 12,50 euros.
A história começa desta forma a ser contada no próximo sábado, com o evento aberto ao público entre as 17h00 e as 02h00. Domingo, dia oito, o horário será entre as 12h00 e as 19h00. O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 07 estará presente a Bandinha da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e haverá bailarico com o animador Nelson P. Já no domingo está marcada actuação do Grupo “Cantares de Sempre” da Filarmónica local e a actuação do Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha.
Recorde-se que esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em Outubro de 2018 com o objectivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.
Luís de Sousa, presidente da Câmara de Azambuja, garante que este ano a autarquia irá continuar a fortalecer a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas que terão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.





















