Cartaxo: Hoje há rock no grande ecrã do Centro Cultural

"Ela é uma Música" é um documentário sobre o papel das mulheres no rock português, das suas origens à actualidade. O filme, realizado por Francisca Marvão, estreou no Indie Lisboa 2019, na secção IndieMusic. Poderá vê-lo hoje, no Centro Cultural do Cartaxo, pelas nove e meia da noite.

Acontece sempre às sextas-feiras e sempre às 21h30, e hoje não será excepção. O Centro Cultural do Cartaxo mostra o melhor da cinematografia mundial. “Ela é uma Música” é um documentário sobre o papel das mulheres no rock português, das suas origens à actualidade. O filme, realizado por Francisca Marvão, estreou no Indie Lisboa 2019, na secção IndieMusic.

Pretexto para muita música e reflexão sobre o rock no feminino. O universo das guitarras amplificadas e do som distorcido é um meio maioritariamente masculino, mas se escutarmos melhor e com mais atenção, a história é outra. Dos anos 1950 até à actualidade, a realizadora Francisca Marvão abre o baú dos testemunhos vivos e dele começam a saltar imagens e sons que nunca antes haviam entrado no cânone da música portuguesa.

As miúdas andam por aí… a rockar como se não houvesse amanhã! “Ela é uma música” é uma viagem de descoberta pelo mundo do rock em Portugal, na voz das suas ilustres desconhecidas: as mulheres.

Argumento: Francisca Marvão, Helena Fagundes, Rita Grácio
Fotografia: Francisca Marvão, Helena Inverno, Nuno Casanovas
Som: Helena Inverno
Montagem: Francisca Marvão