Alenquer: Codorniz volta a ser iguaria em destaque na primeira quinzena de Novembro

A partir de 01 e até 17 de Novembro a codorniz será rainha no município de Alenquer. Serão duas semanas durante as quais diversos restaurantes proporcionarão o degustar da codorniz confeccionada das mais diversas formas.

A codorniz volta a sentar-se no trono e a desfrutar do destaque a que só as monarcas legítimas têm direito. A partir de 01 e até 17 de Novembro esta ave-iguaria será rainha no município de Alenquer. Serão duas semanas durante as quais diversos restaurantes proporcionarão o degustar da codorniz confeccionada das mais diversas formas.

A iniciativa gastronómica “Quinzena da Codorniz” surge no contexto de um desafio colocado pelo município de Alenquer aos restaurantes do concelho. Esse desafio consiste em criarem um prato original de codorniz harmonizado com vinhos de Alenquer. Refira-se que este desafio tem sido amplamente aceite e no ano passado foram 17 os restaurantes que aceitaram o repto do município.

Acrescente-se que esta iniciativa conta com a parceria da Interaves, líder na produção de codorniz. De acordo com fonte do município, trata-se de “uma ave que tem vindo a ganhar uma popularidade crescente, elogiada pela sua carne delicada e saborosa, pela sua versatilidade, e pelo seu elevado valor nutricional”. Este ano a iguaria está de regresso: a partir de 1 de Novembro poderá provar e comprovar a criatividade da restauração alenquerense e as muitas e saborosas formas de confeccionar codorniz.

Recorde-se que no ano passado foram 17 os restaurantes do concelho aderentes, com “O Churrasco da Glorinha” a ser distinguido pelo segundo ano consecutivo como o “Grande Vencedor” da “Quinzena da Codorniz”. Este restaurante da Merceana soma já três primeiros prémios, o primeiro deles conquistado em 2015.

Este ano ainda estão a decorrer, até 21 de Outubro, as inscrições na edição de 2019 deste concurso gastronómico. Caso seja proprietário de um restaurante situado no município de Alenquer e não tenha até ao momento sido contactado pelos serviços do município, poderá pedir esclarecimentos contactando os serviços da autarquia de Alenquer.