Circuito do Torricado é apresentado em Azambuja na próxima sexta-feira

O Município de Azambuja prepara-se para lançar a marca “Circuito do Torricado – Azambuja Trail Running”.  A assinatura dos protocolos terá lugar no próximo dia 11 de Outubro. Os documentos serão lavrados entre a autarquia e as associações desportivas promotoras desta iniciativa.

O Município de Azambuja prepara-se para lançar a marca “Circuito do Torricado – Azambuja Trail Running”.  A assinatura dos protocolos terá lugar no próximo dia 11 de Outubro. Os documentos serão lavrados entre a autarquia e as associações desportivas promotoras desta iniciativa.

Trata-se de um circuito constituído por três provas de Trail Running, que tem como objectivos principais a promoção do associativismo local e da prática de desporto em meio natural, bem como a divulgação turística e ambiental do Concelho de Azambuja.

As três provas que integram este circuito são organizadas por associações locais que têm vindo a promover anualmente, com sucesso e larga adesão, trilhos pedestres nos territórios das suas freguesias: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, a Associação Trilhos dos Amigos Pina Manique e a União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha.

A época 2019/2020 já têm as datas marcadas. A abertura do circuito vai acontecer no dia 24 de Novembro de 2019, com o denominado “Trail B.V. Alcoentre” promovido pelos Bombeiros Voluntários de Alcoentre. A segunda prova está agendada para o dia 19 de Abril de 2020, tem por nome “Trilhos de Pina Manique” e é dinamizada pela Associação Trilhos dos Amigos de Pina Manique.

A última prova deste circuito será no dia 17 de Outubro de 2020, promovida pela Associação União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha, com a designação de “Trilhos dos Arneiros”, e marcará o encerramento do referido circuito.

Refira-se que cada prova individual contribui para o “Circuito do Torricado” com a sua classificação individual geral, classificação por escalões e a classificação dos melhores atletas residentes no Concelho de Azambuja, em ambos os géneros e nas duas categorias de Trail Longo e Trail Curto. Para constar na classificação final do circuito, cada atleta tem de concluir pelo menos 2 das 3 provas a realizar.

As normas contemplam ainda um bónus à classificação individual geral e por escalão do atleta, sendo adicionados pontos de bonificação de acordo com o número de provas concluídas. Os vencedores serão proclamados campeões do “Circuito do Torricado – Azambuja Trail Running” 2019/2020, sendo-lhes atribuído um prémio especial e a oferta da inscrição no circuito na época seguinte.

A cerimónia de entrega de prémios irá ter lugar em Novembro de 2020, em Azambuja. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Azambuja em parceria com as entidades organizadoras das várias provas.