Vila Franca já vive dias de loucura pela Feira de Outubro

A saudável loucura voltou a instalar-se em Vila Franca de Xira com a chegada da centenária Feira de Outubro. Este ano o certame vai durar mais tempo do que o usual: vão ser 12 dias de Feira, entre 2 e 13 de Outubro.

A Feira de Outubro decorre em Vila Franca de Xira

A saudável loucura voltou a instalar-se em Vila Franca de Xira com a chegada da centenária Feira de Outubro. Este ano o certame vai durar mais tempo do que o usual: vão ser 12 dias de Feira, sendo mesmo este alargar de duração a principal novidade de uma feira que efectivamente estabelece a diferença na região. A feira vai, desta forma, ter lugar entre 2 e 13 de Outubro.

A organização está a cargo da autarquia de Vila Franca de Xira que admite esperar a visita de milhares de pessoas oriundas de todo o país. Refira-se que no contexto deste certame decorrerá igualmente a 39ª edição da Feira de Artesanato, a ter lugar no Pavilhão do Cevadeiro. Gastronomia, animação musical e tauromaquia, incluindo esperas de touros pelas ruas, serão alguns dos atractivos maiores desta feira.

O salão de artesanato tem abertura oficial marcada já para amanhã, sexta-feira, pelas 18h00, voltando a apresentar trabalhos únicos de artesãos de todo o país. Neste salão cada visitante encontra uma oportunidade para descobrir culturas e técnicas artísticas distintas, com entradas livres. “Entre têxteis, trabalhos em cerâmica, metal, madeira, cortiça e vidro, são perto de uma centena os artesãos que vão estar presentes no salão e alguns a trabalhar ao vivo para os visitantes”, refere fonte da autarquia.

A feira terá nesta edição de 2019 um palco junto às tasquinhas onde diariamente terão lugar actuações que convidam à diversão. A mesma fonte da Câmara de Vila Franca acrescenta: “antecipando a campanha de gastronomia promovida pelo município em Novembro, dedicada ao torricado com bacalhau assado, estão em agenda para os dias 5 e 13 de Outubro vários showcookings sempre às 17h00 com os chefes José Maria Lino e Luís Machado”.

Mais uma novidade da edição deste ano da Feira de Outubro: foi estabelecida uma parceria entre a Valorsul e o município com o propósito de promover medidas ambientais que reduzam o desperdício e promovam a reciclagem, transformando a feira num ecoevento. Os visitantes são desta forma motivados a colaborar com esta preocupação ambiental depositando as embalagens usadas em recintos adequados à sua reciclagem.

Desta forma estarão instaladas no recinto duas estruturas amarelas, cada uma com quatro contentores de 240 litros, visando a deposição de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. De acordo com a organização, nos dias de maior afluência à feira estarão presentes no evento equipas de sensibilização a ajudar os participantes a recolher as embalagens.

No contexto desta preocupação ambiental, no final do certame a câmara entregará na central de triagem da Valorsul os resíduos produzidos no evento para encaminhamento, reciclagem ou valorização.

Acrescente-se igualmente que este ano, por causa das obras que estão em curso no talude da Auto-Estrada do Norte, não vai ser possível ao visitante estacionar o automóvel na berma da Estrada Nacional 10, como costuma suceder noutras ocasiões. A Câmara de Vila Franca recomenda os parques gratuitos alternativos existentes nas proximidades, junto ao nó da auto-estrada, na Quinta da Mina ou próximo da estação de comboios.


VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR