Fundamental Canal: António José Rodrigues nas Conversas Com Fundamento

António José Rodrigues, advogado, autarca e antigo presidente da Câmara de Azambuja. Este ilustre habitante de Manique do Intendente foi o convidado de Nuno Cláudio para mais uma edição das Conversas Com Fundamento.

É uma figura incontornável da região. Foi presidente da Câmara de Azambuja entre 1982 e 1985 e tem dedicado boa parte da sua vida às autarquias, também na condição de advogado, curso que tirou já na casa dos quarenta. Falamos de António José Rodrigues, o ilustre habitante de Manique do Intendente. Foi ele o convidado de Nuno Cláudio para mais uma edição das Conversas Com Fundamento.

Esta foi também uma oportunidade para recordar os bons tempos da Rádio Voz do Concelho, a antiga Rádio Local de Aveiras que estava instalada na loja 6 do Mercado Diário de Aveiras de Cima. Rodrigues realizava um programa de âmbito cultural às quintas-feiras, e o então jovem Nuno Cláudio fazia assistência técnica do dito programa. Foi assim que jornalista e autarca se conheceram e a amizade mantém-se até aos dias de hoje.

António José Rodrigues tinha acabado de cumprir um mandato como presidente da Câmara de Azambuja, numa época em que ser autarca era, de facto, um desafio para corajosos. A seguir vieram três mandatos na oposição. Doze anos que foram complementados com pelo menos outros tantos com assento na Assembleia Municipal de Azambuja, da qual ainda faz parte no actual mandato.

Dando corpo à sua veia de lutador, António José Rodrigues não se contentou com o emprego na instituição bancária que serviu durante longos anos. Estudou direito e formou-se em advocacia, tornando-se num dos mais ilustres causídicos no contexto da área do urbanismo, vocacionado para a legalização de estruturas urbanas clandestinas. Tem dois livros editados pela conimbricense Almedina, um dos quais já vai na quarta edição. Tornou-se, por mérito e direito próprios, uma autoridade na matéria.

E não tem pejo em afirmar que a advocacia lhe proporcionou muito mais qualidade de vida. Com outros recursos, António José Rodrigues tem aproveitado para viajar na companhia da esposa e assim conhecer boa parte do Mundo em que vivemos. Já esteve nos quatro continentes e afirma que viajar alarga horizontes e torna o ser humano mais completo.

Nesta entrevista, que a seguir o convidamos para ver e ouvir confortavelmente instalado no seu sofá, Rodrigues evidencia preocupações com temas actuais, tais como as alterações climáticas ou a excessiva concentração de recursos no litoral do país em detrimento de um interior cada vez mais esquecido. E afirma que a força dos municípios só pode resultar de um processo de união de esforços.

Por estas e por todas as outras razões descritas, vale a pena ver e ouvir esta edição das Conversas Com Fundamento. Com António José Rodrigues.


VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR