Aveiras Sport Clube acolhe centro de marcha e corrida

O Município de Azambuja abriu portas ao Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima. A iniciativa teve lugar no dia 24 de Setembro, no recinto do campo 1º de abril, parque de jogos do Aveiras de Cima Sport Clube.

O Município de Azambuja abriu portas ao Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima. A iniciativa teve lugar no dia 24 de Setembro, no recinto do campo 1º de abril, parque de jogos do Aveiras de Cima Sport Clube.

A iniciativa foi aberta ao público. Puderam ouvir-se as intervenções de Marcelo Oliveira, representante da direcção do Aveiras de Cima Sport Clube; de Rui Vieira, dirigente da Federação Portuguesa de Atletismo, e também do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa. Este novo centro de marcha foi apadrinhado por António Pratas, considerado actualmente o grande dinamizador da prática de atletismo na Freguesia de Aveiras de Cima.

O Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima vai funcionar no campo de jogos 1º de Abril, às segundas, terças e quintas-feiras entre as 19h00 e as 21h00, com o apoio qualificado de técnicos do Programa Nacional de Marcha e Corrida e do serviço de Desporto do Município de Azambuja.

Refira-se ainda que no passado mês de Abril foi inaugurado o Centro de Marcha e Corrida de Azambuja, apadrinhado pelo consagrado antigo atleta Fernando Mamede. A iniciativa teve lugar no Pavilhão Municipal de Azambuja, que funciona como posto central de apoio, com presença de um técnico de desporto às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 19h00 e as 21h00.

Ambos os centros estão integrados no Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC) promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo. Todos os utilizadores destes centros podem escolher o regime a realizar: regime livre, destinado a praticantes em geral, sem a presença de técnicos, ou em regime de treinos, com carácter regular, destinado a praticantes inscritos no PNMC para a prática de marcha e corrida em grupo, com o acompanhamento de um técnico qualificado.

É de realçar que cada participante tem três percursos à escolha nestes equipamentos situados em Azambuja e Aveiras de Cima. No Centro de Marcha e Corrida de Azambuja o piso é em alcatrão/calçada, dois de categoria fácil de 2,8km e 3,5km e um percurso de dificuldade média com 10,7km.

Já no Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima está à disposição um percurso de terra batida de 4,5km, de grau de dificuldade média; um percurso de terra batida e alcatrão, de dificuldade média de 8km e um percurso de alcatrão de 4,5km.