Tagarro volta a ser palco dos 10 quilómetros mais famosos do atletismo nacional

Tagarro prepara-se para receber a sua tradicional corrida de 10 quilómetros. A prova terá lugar no dia 14 de Setembro naquela localidade da Freguesia de Alcoentre.

As ruas da localidade de Tagarro preparam-se para receber a sua tradicional corrida de 10 quilómetros. A prova terá lugar no dia 14 de Setembro naquela localidade da Freguesia de Alcoentre, com partida marcada para as 17h30, quer para a 15ª edição da corrida, quer para a 4ª caminhada de 5 quilómetros.

Este evento desportivo realiza-se num percurso marcado pelo cenário típico da aldeia de Tagarro e pela beleza da paisagem natural envolvente. Podem competir nos 10 quilómetros de Tagarro atletas de ambos os sexos, maiores de idade, federados ou não, que serão integrados nas categorias de juniores (18 e 19 anos), de seniores (dos 20 aos 39 anos), e ainda em cinco escalões de veteranos (a partir da idade de 40). As inscrições para a corrida estão limitadas a 300 participantes.

Refira-se que a prova está certificada pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato da Federação Portuguesa de Atletismo, anunciando-se troféus para os três primeiros classificados de cada escalão e também para os que chegarem ao pódio na classificação geral feminina e masculina. A caminhada, por seu lado, não tem qualquer carácter competitivo e está aberta a todos os interessados, com um limite de 100 inscrições.

A organização assegura três postos de abastecimento de água na corrida de 10 quilómetros e um abastecimento na caminhada. A organização da prova está a cargo da Associação 10 quilómetros de Tagarro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, da Junta de Freguesia de Alcoentre e da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro.