Cardeal Patriarca em Azambuja na bênção do Cruzeiro Religioso do Tejo

Azambuja vai receber a visita do Cardeal-Patriarca por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Dom Manuel Clemente presidirá à Eucaristia a celebrar dia 10 de Junho em honra a Nossa Senhora dos Avieiros.

A Vila de Azambuja vai receber a visita do Cardeal-Patriarca de Lisboa por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Dom Manuel Clemente presidirá à Eucaristia a celebrar pelas 18h30 do dia 10 de Junho, na Igreja Matriz, em honra a Nossa Senhora dos Avieiros.

A celebração será o ponto alto da passagem deste evento ibérico pelo Concelho de Azambuja, a 10 de Junho, feriado nacional, o dia das festividades. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à ponte entre a Vala Real e a Vala do Esteiro está programada para as 17h30.

Pelas 18h00, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município. Chegado o cortejo à Igreja Matriz, será celebrada a Eucaristia em honra da protectora dos avieiros, desta vez presidida pela mais alta figura da hierarquia católica em Portugal – o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente.

A despedida de Azambuja da imagem da padroeira está marcada para o dia 14, sexta-feira, para a etapa que levará o cruzeiro até Vila Franca de Xira. Será realizado novo cortejo desde a Igreja Matriz até à rotunda da Praça de Toiros, onde a Imagem da Sra. dos Avieiros se despedirá da comunidade local.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia de Azambuja, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha. Conta ainda com o apoio das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano de 2019 cumpre-se a sétima descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta edição de 2019, que teve a partida no passado dia 25 de Maio em Rosmaninhal, terminará no próximo dia 23 de Junho na marina de Oeiras.