Aveiras de Cima: o Abafadinho da Susana Sousa é pré-finalista nas 7 Maravilhas Doces de Portugal

Azambuja é pré-finalista no concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal" com o doce "Abafadinho", na categoria Doces de Inovação. De referir que o concelho concorreu com duas iguarias: as "Queijadinhas de Azambuja" na categoria Bolo de Pastelaria e o "Abafadinho" na categoria Doce de Inovação.

O Município de Azambuja é pré-finalista no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” com o doce “Abafadinho”, na categoria Doces de Inovação. De referir que o Concelho de Azambuja concorreu com duas iguarias: as “Queijadinhas de Azambuja” na categoria Bolo de Pastelaria e o “Abafadinho” na categoria Doce de Inovação.

O “Abafadinho”, nomeado na Categoria de Inovação, nasceu do engenho da cozinheira Susana Sousa, filha do gerente do afamado restaurante Aveiramariscos, em Aveiras de Cima. Susana pegou no famoso queijo de cabra artesanal de Adolfo Henriques (Granja dos Moinhos – Maçussa) e combinou o dito queijo com o tradicional vinho abafado, equilibrando o doce e o salgado. Ou seja, o Abafadinho é nem mais nem menos que um pudim de abafado com gelado de queijo chévre, inovador, à procura do seu lugar ao sol… ou seja, à mesa!

Das 907 candidaturas às “7 Maravilhas Doces de Portugal” já foram apurados 420 candidatos. Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em directo pela RTP1.

O Painel de Especialistas votou e ficaram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Agora esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1 e que serão transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal. Boa sorte, Susana e Abafadinho!