Alcoentre: festa das tasquinhas e do torricado começa na sexta-feira

Vem aí a festa das tasquinhas e do torricado! Alcoentre está a organizar a vigésima edição deste certame que decorrerá nos próximos dias 03, 04 e 05 de maio, no espaço envolvente ao quartel dos bombeiros locais.

Vem aí a festa das tasquinhas e do torricado! Alcoentre está a organizar a vigésima edição deste certame que decorrerá nos próximos dias 03, 04 e 05 de maio, no espaço envolvente ao quartel dos bombeiros locais.

O evento, que tem a parceria do Município de Azambuja, insere-se na promoção da marca “Azambuja Terra do Torricado” e celebra a gastronomia típica local. As tasquinhas estarão a cargo das associações culturais e recreativas da freguesia.

A inauguração está marcada para o dia 03 de maio, pelas 19h00, com a abertura das tasquinhas. O recinto será animado, durante a inauguração, com as recriações etnográficas do grupo Terra Velhinha. Às 23h00 o grupo musical “Xeques Orquestra” assume o palco o resto da noite.

Durante o fim-de-semana, as tasquinhas abrem a partir das 12h00. A tarde de sábado, dia 04, será animada pelo Grupo Cantares de Tagarro, a partir das 16h00, seguindo-se o Rancho Folclórico de Quebradas e a Bandinha “Amigos da Música”. Depois de jantar irá decorrer uma demonstração da Escola de Karaté da Espinheira. Pelas 22h00 sobe ao palco o grupo de dança juvenil “Double D”, de Casais das Boiças, e o conjunto musical “AF” preencherá o resto da noite.

No domingo a animação começa com a actuação da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, seguindo-se a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcoentre. Neste último dia, quando forem 18h00, terá lugar um espectáculo “Stand Up Comedy”, com o humorista João Seabra, que marcará o encerramento das festividades.

Esta iniciativa é integrada na marca “Azambuja – Terra do Torricado”, lançada pelo Município de Azambuja em Outubro de 2018 com o objectivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

De acordo com fonte da autarquia, “o ano de 2019 irá desenvolver a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas que terão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A Gula”.