Vila Franca: Sável em Março realça ligação ao Tejo e à cultura avieira

Vila Franca volta a promover mais uma edição do Março - Mês do Sável. Esta campanha gastronómica contará com a participação de 26 restaurantes e já é marca registada de Vila Franca de Xira.

O município de Vila Franca volta a promover mais uma edição do Março – Mês do Sável. Esta campanha gastronómica contará este ano com a participação de um total de 26 restaurantes estabelecidos no concelho vilafranquense. Refira-se ainda que este evento já é marca registada de Vila Franca de Xira.

De acordo com nota de imprensa da autarquia vilafranquense, este evento gastronómico constitui numa importante homenagem à tradição gastronómica e cultural que provém de uma ligação forte do município ao Tejo, ou não tivesse o concelho de Vila Franca de Xira uma frente ribeirinha de 22 quilómetros ao longo deste rio. “O sável frito com açorda de ovas é um prato com raízes e tradições provenientes das comunidades varina e avieira, cuja presença à beira do Tejo ainda hoje é perfeitamente visível”, acrescenta a mesma fonte.

A edição de 2019 do Março – Mês do Sável seguirá uma tendência constatável nos últimos anos: é que a autarquia aproveita o lançamento da campanha para voltar a divulgar o seu vinho municipal Encostas de Xira, um néctar produzido na Quinta Municipal da Subserra e que surgiu em 2015. “O município investiu na remodelação da adega e foram introduzidas novas metodologias de produção e vinificação, sendo que ao mesmo tempo os vinhos passarem a ter uma nova imagem da responsabilidade do cartoonista vilafranquense Vasco Gargalo”, acrescenta a mesma nota de imprensa.