Azambuja: “O tempo de um olhar” – exposição de pintura e gravura na Biblioteca Municipal

O Município de Azambuja vai organizar uma exposição intitulada “O tempo de um olhar”, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. A inauguração terá lugar sábado, dia 2 de Fevereiro, pelas 18h00, ficando patente até dia 02 de Março.

O Município de Azambuja vai organizar uma exposição intitulada “O tempo de um olhar”, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. A mostra será composta por duas dezenas e meia de trabalhos, em pintura e gravura, da artista Natércia Almeida. A inauguração terá lugar sábado, dia 2 de Fevereiro, pelas 18h00, ficando patente até dia 02 de Março.

Natércia Almeida é natural de Santarém e reside, actualmente, na área de Lisboa. Autodidacta em pintura, frequentou o curso de desenho e pintura a aguarela e óleo na UITI – Universidade Internacional para a Terceira Idade no ano lectivo 1986/1987. Em 1993 inicia o estudo do azulejo, na Oficina 59, desenvolvendo-o posteriormente na Oficina Cântaro, em Oeiras, e na Fábrica Sant’Ana, em Lisboa. Frequentou ainda o curso de Arte e Cultura no período joanino, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís – Palácio da Ajuda, em 1995.

Além das artes plásticas, a autora também se exprimiu pela escrita, publicando o livro de poesia “Pintar as Palavras”, com edição da Câmara Municipal de Santarém, em 1993, e participando na publicação “Viola Delta XXX”, livro colectivo de poemas sobre o Pai (edições Mic). No campo da ilustração deixou a sua marca e autoria no conto “História de uma mãe”, integrado no “Livro de Contos de Hans Christian Andersen”, em 2008.

Desde a estreia pública, em 1989, no Palácio dos Anjos em Algés, Natércia Almeida tem apresentado os seus trabalhos com regularidade em vários espaços, dos quais se destacam: a Biblioteca Nacional, o Museu Amadeu de Souza Cardoso, o  Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Galeria Corrente d’Arte, a Galeria Diferença e o Atelier Ponto de Luz.

“Nesse currículo, agora a completar três décadas, contam-se mais de 40 exposições individuais e a participação em mais de 20 mostras colectivas. É pois com grande satisfação que o Município de Azambuja inscreve o seu nome neste invejável roteiro artístico”, refere fonte da autarquia.

Antes da inauguração formal da exposição haverá, às 16h30, um momento lúdico e pedagógico para as crianças dos 5 aos 10 anos que se inscrevam previamente. A actividade consiste na construção de um quadro colectivo, numa interacção entre a pintora e os artistas de palmo-e-meio participantes.

Esta exposição de pintura e gravura, “O tempo de um olhar”, poderá ser apreciada na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja diariamente de terça a sexta-feira, entre as 10h30 e as 18h30, e aos sábados, entre as 09h30 e as 12h30, até dia 02 de Março de 2019.