Azambuja: literatura a concurso em busca de novos escritores

Está lançada a décima segunda edição do Concurso Literário do Concelho de Azambuja. A entrega de trabalhos irá decorrer até ao dia 22 de Fevereiro de 2019.

Está lançada a décima segunda edição do Concurso Literário do Concelho de Azambuja. A entrega de trabalhos irá decorrer até ao dia 22 de Fevereiro de 2019. A organização é da responsabilidade da autarquia, através da Rede de Bibliotecas Municipais em parceria com os três Agrupamentos de Escolas do Concelho.

O concurso destina-se a todas as pessoas que trabalhem, residam ou sejam naturais do Concelho de Azambuja, com destaque para os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja, de Vale-Aveiras e do Alto Concelho de Azambuja. Os participantes têm quatro géneros de expressão literária à disposição – banda desenhada, poesia, conto e crónica – e serão organizados em três escalões, dos 10 aos 14 anos (1º), dos 15 aos 18 (2º) e dos 19 em diante (3º). A melhor obra de cada categoria será contemplada com prémio no valor de 75,00 euros no primeiro escalão, 150,00 euros no segundo e 200,00 euros no terceiro.

Para apoiar a divulgação e clarificar todas as dúvidas, este ano vão realizar-se várias sessões de esclarecimento abertas a todos os interessados. Haverá sessões nos agrupamentos de escolas e duas sessões públicas, nos sábados 19 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Azambuja e 26 de Janeiro no Centro Cultural Grandella, ambas entre as 10h00 e as 12h00.

“A iniciativa pretende fomentar o gosto pela leitura, estimular o espírito de iniciativa, desenvolver e incentivar a escrita criativa e divulgar o que de bom se escreve em todo o Concelho de Azambuja”, revela fonte da autarquia. Entre os critérios a avaliar pelo júri do concurso estão, nomeadamente, a qualidade literária e a criatividade, a correcção linguística, a organização e a coerência do texto.

Os trabalhos a concurso podem ser entregues nas direcções das escolas e nas bibliotecas escolares, no horário de funcionamento respectivo; ou nas Bibliotecas de Azambuja e Aveiras de Cima (de terça a sexta-feira entre as 10h30 e as 18h30 e sábados das 09h30 às 12h30) e na de Alcoentre (de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 17h30). O prazo limite, recorde-se é o dia 22 de Fevereiro.