Azambuja: o espírito de Maio na Festa de Setembro com Berg a dar música

Azambuja volta a estar animada durante o mês de Setembro, com destaque para a tradicional festa anual de homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, que este ano decorre entre os dias 14 e 16 de Setembro.

A Vila de Azambuja volta a estar animada durante o mês de Setembro, com destaque para a tradicional festa anual de homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, que este ano decorre entre os dias 14 e 16 de Setembro.

A inauguração dos festejos decorrerá a 14 de Setembro, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, e terá lugar às 19h00 desse dia no Largo da Igreja, a que se seguirá outra inauguração, a da Tertúlia Festa Brava.

A animação taurina da primeira noite arranca na Praça do Município, a partir das 21h30, com uma largada de toiros. Às 23h30 as atenções passarão para a “Azambuja Color Night Fest”, no Largo do Município. A fechar o primeiro dia, a partir da 00h30, a Praça de Toiros de Azambuja será o palco para o concerto com David Antunes & The Midnight Band e ainda com a presença do artista Berg. A terminar, a animação musical fica a cargo do DJ Miguel PSI.

A manhã de sábado será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, o que acontecerá a partir das 10h00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a Várzea do Valverde (por detrás do Campo da Feira) volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos.

No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. Às 21h30 a “festa brava” traz mais uma largada de toiros ao coração da vila. À meia noite e meia subirá ao palco o artista Paulo Sousa. O resto da madrugada será animado pelo DJ Miguel PSI.

Domingo, 16 de setembro, é o dia dedicado às actividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15h30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção será venerada com a tradicional procissão que parte às 16h00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia.