Salvaterra promove Jornadas da Cultura até 23 de Setembro

Salvaterra recebe em Setembro a 5ª edição das Jornadas de Cultura. A iniciativa, dinamizada pela Câmara de Salvaterra, junta ao longo de vários dias diversas actividades de âmbito cultural.

Hélder Esménio, presidente da autarquia salvaterrense, um concelho que conhece uma dinâmica cultural notável

Salvaterra de Magos recebe de 14 a 23 de Setembro a 5ª edição das Jornadas de Cultura. A iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, junta música barroca, a reedição do livro “O Paço Real de Salvaterra de Magos”, exposições, publicação de livro infantil e da Revista Magos, Noite de Fados e o Prémio Infante D. Luís às Artes em Pintura, entre outras actividades.

O objectivo das Jornadas de Cultura é dar a conhecer a história e a identidade do concelho através da dinamização de actividades de índole cultural, de acordo com fonte da autarquia salvaterrense.

O programa arranca no dia 14 de Setembro (sexta-feira), pelas 21 horas, com a publicação da segunda edição do livro “O Paço Real de Salvaterra de Magos” de Joaquim Manuel da Silva Correia e Natália Correia Guedes com música a cargo da fadista Teresa Tapadas e da violinista Natália Juskiewics, na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos.

No dia 15 de Setembro, sábado, pelas 16 horas, será inaugurada na Falcoaria Real a exposição “Teatros de Ópera no reinado de D. José I” – 265 anos da inauguração do Teatro de Salvaterra de Magos. Para as 17 horas está marcado o lançamento do livro infantil “O falcão e a formiga” da autora Rita Ferro ilustrado por Pedro Rocha e Mello, seguindo-se uma sessão de autógrafos.

O livro da autora Rita Ferro terá distribuição gratuita a todas as crianças presentes, mas a organização faz um apelo: “sugerimos que possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será entregue à “Loja Social” para distribuição pelas crianças carenciadas do Concelho de Salvaterra de Magos”.

À noite do mesmo dia 15 de Setembro, pelas 21 horas, no pátio interior da Falcoaria Real, haverá Fados com Ana Sofia Varela e Peu Madureira com uma singela homenagem ao fadista salvaterrense João Viana.

O dia 16 de setembro, domingo, é dedicado à realização de mais uma edição do Curso de Iniciação à Falcoaria, organizado pela Associação Portuguesa de Falcoaria.

As Jornadas de Cultura continuam no fim-de-semana seguinte com a entrega de diplomas e prémios aos participantes e inauguração da exposição da 3ª edição do Prémio Infante D. Luís às Artes – Pintura, no dia 22 de Setembro, sábado, pelas 16 horas, no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos.

No dia 23 de Setembro, domingo, terá lugar no Mercado de Cultura de Marinhais, pelas 15 horas, homenagem e inauguração da exposição “Ti Alice Calçada. Marinhais, esta terra é a minha inspiração”. No mesmo dia será lançada a V edição da Revista Magos, a revista cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.