Vila Nova de S. Pedro: dia aberto na 2ª campanha de trabalhos no Castro

Teve início no passado dia 2 de julho a segunda campanha de trabalhos arqueológicos no povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro, no âmbito do projeto "VNSP3000 - Vila Nova de S. Pedro no 3º Milénio".

Teve início no passado dia 2 de julho a segunda campanha de trabalhos arqueológicos no povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro, no âmbito do projeto “VNSP3000 – Vila Nova de S. Pedro no 3º Milénio”.

Estes trabalhos são dirigidos por uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a colaboração de 17 alunos dos 1º e 2º ciclos do curso de Arqueologia da F.L.U.L. e também da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Neste âmbito, irá decorrer no dia 19 de Julho, próxima quinta-feira, um “Dia Aberto” onde serão realizadas visitas guiadas e alguns ateliês de arqueologia experimental nos quais o público interessado poderá participar. A actividade terá lugar entre as 09h00 e as 12h30 e das 14h30 às 19h00.

É objectivo desta nova campanha dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2017, nomeadamente a limpeza e desmatação do sítio arqueológico, possibilitando uma leitura integral das estruturas existentes que, actualmente, não são reconhecíveis no terreno. Estão a ser intervencionadas áreas específicas no povoado, continuando-se a escavação da sondagem começada em 2017. Os trabalhos de campo irão prosseguir até ao próximo dia 27 de Julho.

Recorde-se que todo este projecto, considerado pela autarquia azambujense de grande relevância cultural e científica, tem o apoio do Município de Azambuja e da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.