Vila Franca: Colete cada vez mais Encarnado na tradição da festa

O Colete Encarnado decorre no fim-de-semana de 6 a 8 de julho. Esperas e largadas de toiros nas ruas, corrida de campinos, homenagem ao Campino com entrega do Pampilho de Honra, desfile de campinos, cavaleiros e amazonas e garraiada são alguns dos atractivos do mais emblemático evento de Vila Franca de Xira.

Esperas e largadas de toiros nas ruas, corrida de campinos, homenagem ao Campino com entrega do Pampilho de Honra, desfile de campinos, cavaleiros e amazonas e garraiada são alguns dos atractivos do mais emblemático evento de Vila Franca de Xira – a Festa do “Colete Encarnado” -, que decorre no fim-de-semana de 6 a 8 de julho.

No sábado, 7 de julho, realiza-se a tradicional ‘Noite da Sardinha Assada’, no Posto Público da Câmara Municipal, aberto a todos os visitantes. A animação musical distribui-se por seis palcos e também pelas ruas, com concertos a cargo de Jorge Palma, Carolina Deslandes, DJ Luís Pinheiro, Capitão Fausto, Água Pé – Fado e Flamenco, XPTO a 69˚, Cuca Roseta, entre muitos outros artistas.

Na Praça de Toiros Palha Blanco realizam-se espectáculos taurinos, dos quais se destaca a corrida de toiros no domingo, 8 de julho. A Festa do Colete Encarnado, que já vai na 86.ª edição, presta homenagem aos campinos e às gerações de forcados da região de Vila Franca de Xira, reconhecida pela criação de cavalos e toiros de lide e pela arte de cavaleiros e matadores de toiros.

A primeira edição deste evento realizou-se em Julho de 1932, pelas mãos do vila-franquense José Van Zeller Pereira Palha, com o objectivo de homenagear o campino, as gentes que trabalhavam no campo e para angariar fundos para ajudar os bombeiros da terra. O sucesso da festa foi tanto que se transformou numa referência da tradição Ribatejana até aos dias de hoje.

    

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR