Milhares de Escuteiros comemoraram em Aveiras de Cima o dia de Baden Powell

O arupamento de escuteiros 524 de Aveiras de Cima foi o anfitrião do encontro de escuteiros do Núcleo Solarius para comemorar o dia de Baden Powell, fundador do Escutismo e do Núcleo Solarius. A atividade decorreu neste último fim de semana de 18 e 19 de Fevereiro, durante o qual foi assinalado e comemorado o dia do nascimento de Baden Powell.

Foram mais de 2500 escuteiros e respectivas famílias que deram vida á Vila de Aveiras de Cima no último fim de semana

O arupamento de escuteiros 524 de Aveiras de Cima foi o anfitrião do encontro de escuteiros do Núcleo Solarius para comemorar o dia de Baden Powell, fundador do Escutismo e do Núcleo Solarius. A atividade decorreu neste último fim de semana de 18 e 19 de Fevereiro, durante o qual foi assinalado e comemorado o dia do nascimento de Baden Powell.

O Núcleo Solarius faz parte da Região de Lisboa e é composto por 14 agrupamentos de escuteiros de Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alverca, Vialonga, Póvoa de Sta. Iria, Vila Franca de Xira, Forte da Casa, Santana da Carnota, Arranhó, Carregado, Alenquer, Azambuja, Alhandra e Aveiras de Cima.

Muitas actividades e convívio marcaram este último fim de semana em Aveiras de Cima, no dia de Baden Powell, o fundador do movimento Escuteiro

Trata-se de um evento anual, que por esta altura tem lugar numa destas localidades, que acolhe esta atividade. Este ano foi Aveiras de Cima o palco do Dia de Baden Powell – Dia do Núcleo Solarius.

As atividades começaram no dia 18 de Fevereiro com a chegada a Aveiras de Cima dos Pioneiros – escuteiros com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos – e caminheiros (idades que vão dos 18 aos 22 anos). No total concentraram-se cerca de 500 escuteiros na vila de Aveiras.

Os pioneiros realizaram durante o dia um raid pela zona da freguesia com cerca de 45 quilómetros de extensão. Já pela noite teve lugar o banquete real de todos os pioneiros e seus chefes.

Os caminheiros também realizaram um raid com a temática da vila (vinho) que consistia em conhecer ao longo de diversas etapas o processo de produção do vinho, desde a plantação da vinha até chegar ao engarrafamento. À noite, os caminheiros realizaram o fogo de conselho ao redor da mítica fogueira.

No dia 19 de Fevereiro, domingo, os Lobitos juntaram-se aos Pioneiros e Caminheiros na Casa do Povo de Aveiras de Cima. Os Lobitos são jovens escuteiros com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Vieram também os Exploradores (idades dos 10 aos 14 anos) e os familiares e amigos dos vários agrupamentos presentes, perfazendo um total de cerca de 2500 participantes.

O dia iniciou-se com a abertura oficial das atividades, com uma pequena encenação sobre a Vila de Aveiras de Cima realizada pelos escuteiros locais. De seguida as secções partiram para as atividades. Os Lobitos realizaram um jogo de Vila na Vila de Aveiras de Cima, ao passo que os Exploradores levaram a efeito uma competição entre patrulhas tipo jogos sem fronteiras

Já os Pioneiros estiveram, na sua actuação, a apresentar as diversas casas reais. Os Caminheiros prestaram serviço no Lar de Idosos, Casa Mãe e pintura de murais em Aveiras de Cima. Os pais dos escuteiros realizaram um jogo (pedipaper) pela Freguesia.

Pelas 16 horas de domingo regrassaram todos ao Pavilhão da Casa do Povo onde se realizou a Eucaristia presidida pelo Bispo D. José Traquina, e realizou-se o encerramento com a entrega de prémios aos vencedores da atividade das várias secções. A atividade encerrou com um concerto de música escutista.