A praça de toiros amovível que nas últimas horas foi montada no Casal do Sarra está a deixar parte da população revoltada. A estrutura foi colocada à entrada do Casal do Sarra, numa zona urbana, fazendo com que muitas das pessoas que habitam os andares mais elevados tenham que aguentar a vista para um “espectáculo” que, para muitos, não passa de um acto de barbaridade para com os animais em questão. Paulo Pedro é um dos habitantes revoltados com o aparecimento desta estrutura. O antigo empresário do ramo das bebidas afirma: “Não posso concordar com isto: então não é que vão torturar animais a sangue frio mesmo ao pé da minha casa, numa coisa a que chamam cultura mas que para mim e para muitos não passa de uma enorme falta de… tirem-me daqui”, afirma, na sua página no facebook. Este comentário de Paulo Pedro é corroborado por muitos carregadenses, revoltados com a tourada e com o local escolhido para instalar a praça de toiros amovível. Paulo ainda acrescenta: ” O que dizer de andarmos a sustentar uma estação de televisão com os nossos impostos para transmitir touradas e ajudar a sustentar esta barbaridade com o nosso dinheiro?”.
Para os que defendem que as touradas sempre existiram e que fazem parte da cultura de um povo há resposta por parte de outros, que não vêem a questão da mesma forma. É o caso de Carla Abílio, também moradora no Carregado, que afirma: ” Essa questão do “sempre vai existir” tem muito que se lhe diga. Poderá não ser no próximo ano nem na próxima década, mas a realidade é que há cada vez menos apoiantes e simpatizantes destas atrocidades, que inclusivamente já foram proibidas em certos locais… embora o povo português teime em ignorar a lei e continue a pratica-las. O mundo está em constante evolução e já se acabaram com tantos actos que antes eram consideradoss “tradição”.
É uma questão de tempo, a meu ver”. Uma opinião que ganha cada vez mais adeptos, e que acaba por trazer alguma esperança aos pobres toiros, massacrados até praticamente à morte em “espectáculos” dignos dos tempos medievais, como muitos carregadense apelidaram nas últimas horas nas redes sociais. Enquanto isso, muitos dos moradores do Casal do Sarra no centro do Carregado estão revoltados por terem sido presenteados com uma vista panorâmica… para a praça de toiros do Carregado.