Rui Neto é o mais recente entrevistado de Nuno Cláudio no Fundamental Canal, ainda a propósito do acordo que a Câmara de Alenquer pretende firmar com a empresa concessionária das águas no território municipal e no âmbito do debate que o Fundamental tem promovido em torno deste tema. Eleito pelo PSD na Assembleia Municipal e antigo vereador entre 1989 e 1997, o engenheiro afirma que o aumento da tarifa é uma inevitabilidade e reúne consenso entre todas as forças políticas.
Rui Neto é o representante dos social democratas na Comissão do Ambiente (denominada CAOTU, Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo). Esta comissão existe no âmbito dos eleitos na Assembleia Municipal de Alenquer, é coordenada por João Miguel Nicolau (PS) e na mesma estão ainda representados todos os partidos com assento neste órgão deliberativo alenquerense.
O engenheiro afirmou, no decorrer da entrevista que concedeu ao Fundamental: “Poças Martins dá uma no cravo e outra na ferradura, mas eu percebo as suas razões, porque se este diferendo for para tribunal ele também seria implicado, e está a fazer o que eu também faria, ou seja, a defender-se”.
Rui Neto afirma igualmente, e citamos: “Tenho que reconhecer que em 2003 a CDU foi a única força política que votou contra este contrato”. O eleito do PSD na Assembleia Municipal de Alenquer acrescenta: “Desde 2021 que a Câmara não segue as recomendações da CAOTU, que vão no sentido da autarquia criar os serviços municipais que futuramente façam a gestão deste assunto, para que esteja preparada no final da concessão para reaver o serviço”.