A Unidade de Saúde Familiar de Alenquer foi oficialmente elevada à categoria “B” após publicação nesta última segunda-feira da portaria 454A de 2023. Com esta decisão governamental a USF mantém a mesma estrutura no que diz respeito a profissionais de saúde mas poderá começar a remunerar os clínicos de acordo com o seu desempenho. Esperam-se claras melhorias na prestação deste serviço público de saúde em Alenquer.
Dessa mesma expetativa deu nota Pedro Folgado em conversa com o Fundamental. O Presidente da Autarquia de Alenquer saudou a decisão tornada pública ontem e voltou a lembrar que a autarquia está empenhada em conseguir tornar realidade as unidades de saúde familiares de Carregado e Abrigada. O autarca recordou ainda o investimento feito pela Câmara no equipamento do Carregado tendo esse objetivo em perspetiva.
A Unidade de Saúde Familiar da sede de concelho denomina-se “Vila Presépio”, está agora oficialmente catalogada nas unidades que têm autonomia organizativa e que também poderão remunerar os seus profissionais de saúde de acordo com o atingir de objetivos previamente estabelecidos. Pedro Folgado refere a este propósito: “É expectável que a possibilidade de tornar efetivo esse incentivo valorize ainda mais o serviço que é assegurado às populações”.