Escola Básica do Carregado cria “espaço inclusivo” por vontade dos alunos

A Escola Básica Integrada do Carregado deu corpo à existência de um espaço multissensorial e de inclusão. Esta iniciativa espelhou a vontade dos mais jovens de dar origem ao projeto 'Unidos Pela Diferença - Sensações Inclusivas'.

A Escola Básica Integrada do Carregado deu corpo à existência de um espaço multissensorial e de inclusão. Esta iniciativa espelhou a vontade dos mais jovens de dar origem ao projeto ‘Unidos Pela Diferença – Sensações Inclusivas’, que surge no âmbito da votação do Orçamento Participativo Jovem.

A inauguração contou com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão – Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, invisual e seguidora desta manifestação de cidadania desde a primeira hora. “Lembro-me de ter estado nesta sala há uns anos, cheia de alunos que provavelmente já não estão nesta escola porque já fizeram o seu percurso. Hoje, temos o projeto que venceu uma edição do Orçamento Participativo Jovem numa versão melhorada relativamente à que conheci”, afirmou a governante.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, apontou à necessidade de preservação do espaço. “Agradeço desde logo a presença da Secretária de Estado junto de nós. Dá uma legitimidade reforçada a um projeto importante para o concelho de Alenquer. Esta trata-se de uma proposta formulada pelos jovens e isso faz a diferença, foi algo que quiseram e que se implementou”, referiu o autarca.

Pedro Folgado recordou a característica inclusiva do projeto: “Temos de pensar em todos os que estão na escola, neste que é um projeto para todos e não só para os alunos com necessidades educativas especiais. O espaço é muito agradável e adequado a toda a comunidade. É importante que o preservem”, frisou o edil alenquerense.

O projeto de participação cívica para jovens entre os 12 e os 17 anos foi realizado pelos alunos Diogo Augusto, Francisco Cunha, Gabriel Silva, Joel Dami, Tânia Henriques, Marcos Rafael, Neuza Lino e Hryhriory Halish. A professora Célia Nogueira foi a responsável por todo o trabalho e garantiu sentir-se realizada com a inauguração. “Houve todo um caminho até aqui chegar. Foi muito gratificante ver colegas de outros projetos que votaram neste”, afirmou a docente.


“Quem votou CHEGA está desiludido com a democracia” – Pedro Reis no Coração do Ribatejo

Esta é mais uma edição da rubrica “No Coração do Ribatejo”, um espaço mensal de opinião que tem em Pedro Reis o seu comentador residente. Pedro Reis é Jurista de profissão e desempenha nesta altura da sua vida a função de Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.