Câmara de Azambuja atribuiu Bolsas de Estudo aos alunos do concelho no valor de 45 mil euros

O Município de Azambuja levou a cabo a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas a alunos do Ensino Superior residentes no concelho. A sessão contou com a presença de Silvino Lúcio e a autarquia distribuiu 45 mil euros em apoios a estes alunos.

O Município de Azambuja levou a cabo a 10 de maio a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas a alunos do Ensino Superior residentes no concelho. A sessão teve lugar no Auditório do Centro Cultural Páteo Valverde e contou com a presença de Silvino Lúcio e dos vereadores Mara Oliveira, Inês Louro, José Paulo Pereira e autarcas de várias freguesias.

O presidente da autarquia e responsável pela pasta da educação referiu a este propósito: “Este programa municipal de atribuição de bolsas é uma realidade já com largos anos e tem como objetivos gerais reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e por outro incentivar e apoiar estudantes de agregados familiares com menores recursos”. Lúcio acrescentou: “Com a atribuição destas 45 bolsas, a Câmara Municipal de Azambuja investe 45 mil euros no futuro do concelho”.

Silvino assegura que a autarquia pretende, com este instrumento, promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no Concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e ainda premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho.

Foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 35 alunos, cada um deles com a bolsa de estudos no valor de 1.000 euros, um investimento assumido pela autarquia como forma de apoio a estudantes de agregados familiares com rendimento per capita inferior a 650 euros e que tiveram aproveitamento escolar no ano interior.

Refira-se a este propósito que, ao abrigo do respetivo regulamento, estavam asseguradas uma quota de 3 bolsas de estudo reservadas a Bombeiros Voluntários e membros da Cruz Vermelha Portuguesa das corporações do concelho e a descendentes em 1º grau. Na vertente Mérito foram contemplados 10 alunos, cada um como uma bolsa de 1.000 euros, em reconhecimento do mérito e excelência dos seus resultados académicos.


Presidente da Junta de Azambuja: “Vivemos crise sem precedentes de falta de pessoas para trabalhar”

O Presidente da Freguesia de Azambuja foi convidado para esta entrevista a propósito da inauguração do Monumento Praça da Jorna, que vai ocorrer sábado, dia 13 de maio. Este memorial pretende lembrar aqueles que noutros tempos se reuniam no Largo do Rossio para arranjar trabalho nos campos agrícolas.