O Município de Azambuja está a promover o Mês da Cultura Tauromáquica, iniciativa que arrancou no passado dia 1 de maio. Deste evento fazem parte cinco exposições que estarão patentes durante todo o mês, mostras ligadas à temática da tauromaquia e cuja visita tem entrada gratuita.
A primeira exposição em causa denomina-se “Taurus Murus”, que vai já na 3ª edição. António José Matos fala da mesma: “Esta coleção de 20 telas de grandes dimensões transporta-nos para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, trazendo um colorido às ruas da vila de Azambuja, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do nosso território”.
De acordo com o vice-presidente e vereador da cultura, a proposta passa por realizar um circuito visitável a pé com início no Páteo do Valverde, percorrendo as várias ruas de Azambuja, passando por alguns dos mais emblemáticos locais relacionados com a centenária Feira de Maio. Junto de cada imagem o visitante pode encontrar um QR code, que dá acesso a mais informações e ainda ao catálogo da exposição.
Já a segunda exposição inside em fotografias taurinas intitulada de “É Maio, Migo, É Maio!”, pelas objetivas de António Ribeiro e Jorge Piriquito. Esta mostra fotográfica encontra-se no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos em Azambuja, na área circundante do 1º cinema. É uma exposição ao ar livre, pelo que poderá visitar a qualquer dia e hora até ao final do mês de maio.
A seguinte trata-se de uma exposição de obras assinadas pela artista Maria Cristina Correia, intitulada “Retratos: O Legado Tauromáquico de Maria Cristina Correia”, obras estas que fazem parte da coleção do Museu Municipal de Azambuja e que estão agora expostas ao público durante este mês de maio na Galeria da Biblioteca Municipal local. Poderá visitar esta exposição de 3ª a 6ª-feira, no horário das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
A última exposição desta programação consiste da reprodução de parte de cartazes da primeira década do séc. XX, que integram a coleção do Museu Municipal de Azambuja. Esta exposição intitulada de “Tesouros Escondidos: Cartazes Engalanados” está localizada nas janelas exteriores do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque.
Presidente da Junta de Azambuja: “Vivemos crise sem precedentes de falta de pessoas para trabalhar”
O Presidente da Freguesia de Azambuja foi convidado para esta entrevista a propósito da inauguração do Monumento Praça da Jorna, que vai ocorrer sábado, dia 13 de maio. Este memorial pretende lembrar aqueles que noutros tempos se reuniam no Largo do Rossio para arranjar trabalho nos campos agrícolas.