
O município de Alenquer assinou esta semana um protocolo que visa formalizar uma parceria destinada à criação e gestão de mini ecocentros nas freguesias aderentes. As duas associações de Bombeiros Voluntários do concelho também assinaram este protocolo assim como as três primeiras freguesias com estes espaços: Meca, união de freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana e união de freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha.
O presidente do município de Alenquer destacou a importância da recolha e reciclagem de resíduos – em particular dos resíduos elétricos e eletrónicos –, valorizando a recolha de algumas matérias menos amigas do meio ambiente. Para cumprir esta finalidade, Pedro Folgado considera que este protocolo representa uma articulação perfeita entre o município, as juntas de freguesias, as associações de bombeiros e a Electrão.
Pedro Folgado afirma ainda neste contexto que, e citamos, “fazemos todos os dias o nosso melhor e estamos no bom caminho”, sublinhando que protocolos como este “permitem que o concelho seja mais verde e mais amigo do ambiente”. Acrescente-se que os ecocentros destinam-se a receber separadamente diversos materiais provenientes das atividades domésticas para serem posteriormente encaminhados para operadores de gestão de resíduos licenciados com vista à sua posterior valorização e reciclagem.
Estes espaços terão uma gestão que será da responsabilidade das freguesias e funcionam com atendimento por marcação. Permitem depositar resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos “verdes” (como aparas de relva e ervas, troncos, ramos), monos ou “monstros” (como móveis de grandes dimensões) e ainda colchões.
Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer responsável pelo pelouro do Ambiente, refere que este é um “projeto muito importante para a estratégia definida para a área do ambiente”. Destaca a importância do envolvimento e da sensibilização da população nestas matérias: “É fundamental que haja esta mudança de atitude que tem que ver com o tratamento dado aos resíduos”, reforça o vereador.