Fundamental foi apresentado faz hoje 29 anos – Jornal comemora aniversário a 1 de outubro

O Fundamental foi apresentado a 29 de setembro de 1993 na Quinta da Provença, em Casais Novos. Faz hoje exatamente 29 anos. A 1 de outubro o nosso/seu jornal assinala oficialmente o seu vigésimo nono aniversário.

O Jornal Fundamental foi apresentado há exatamente 29 anos na Quinta da Provença. Dois dias antes do seu lançamento oficial, a primeira edição do Fundamental era revelada a um conjunto de algumas dezenas de convidados, entre os quais estavam Daniel Branco, Álvaro Pedro e João Benavente, respetivamente presidentes da s câmaras de Vila Franca de Xira, Alenquer e Azambuja.

O “copo de água” juntou igualmente alguns familiares e amigos da equipa que então assumiu o inicio da vida deste jornal, e registou igualmente a presença de alguns dos primeiros clientes e patrocinadores do Fundamental. Curiosamente o evento também teve lugar a uma quinta-feira, dia 29 de setembro de 1993. No sábado seguinte, tal como vai suceder este ano, seria dia 1 de outubro, a data oficial de lançamento do Jornal Fundamental.

Ao longo dos seus 29 anos de existência o Fundamental esteve sempre sediado no Concelho de Alenquer, mais concretamente na vila do Carregado, onde ainda hoje mantém a sua sede e redação. Os municípios de Alenquer e de Azambuja fizeram parte integrante em permanência da base editorial do Fundamental ao longo destes 29 anos de vida. Durante 26 anos, entre 1993 e 2016, o Fundamental existiu em formato de papel impresso, acumulando este com a sua presença “online” desde 2007.

Em julho de 2016 o nosso jornal abdicou do formato papel e adotou em exclusivo a vertente denominada digital, exatamente este sítio na internet através do qual o leitor está neste momento a ler o presente artigo. Já em 2019 o Fundamental lançou o seu canal de conteúdos televisionados, denominado Fundamental Canal. Pedro Folgado foi o nosso primeiro convidado para uma entrevista em estúdio, tendo sido o autarca de Alenquer a inaugurar esta nova vertente do Fundamental.

Atualmente o Fundamental assume-se como um diário on-line, procurando apresentar conteúdos jornalísticos nessa periodicidade, tanto em formato de noticia ou reportagem como através do já referido Fundamental Canal. No próximo dia 1 de outubro assinalaremos 29 anos de percurso e nesse mesmo sábado daremos inicio a mais uma rubrica no nosso canal de conteúdos televisionados, intitulada “Fundamental na Rota dos Vinhos”. Vamos ao longo dos meses dar-lhe a conhecer as quintas e os produtores de vinho da nossa região e começámos esse périplo pela Quinta do Carneiro.

O Fundamental é uma marca já com 29 anos de existência, cada vez mais reconhecida sobretudo pelos milhares de leitores que nos seguem diariamente. Os números alusivos às leituras e visualizações dos nossos conteúdos não deixam dúvidas quanto ao facto de valer a pena continuar a levar até si os múltiplos aspetos da nossa região que são notícia nas nossas edições permanentes. E a contínua preferência dos nossos clientes e patrocinadores é esclarecedora sobre a perceção que os mesmos têm desse impacto do Fundamental. Obrigado a todos.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR