Começa já amanhã: FAPOESTEJO promove VI encontro regional de Associações de Pais

A Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação das regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo irá realizar o VI Encontro Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação. A iniciativa terá lugar nos próximos dias 26 e 27 de março e será realizado online.

A Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação das regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo irá realizar o VI Encontro Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação. A iniciativa terá lugar nos próximos dias 26 e 27 de março e será realizado online.

Já amanhã, pelas 20h00, haverá um debate apenas para dirigentes do Movimento Associativo Parental nacional e europeu. Este debate será subordinado ao tema
“Perspetivar o futuro com a pandemia presente” e conta com as intervenções de Rui Pires, Presidente da FAPOESTEJO; de Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP; e de Victor Petuya, Presidente da European Parents Association.

De acordo com o Rui Pires, e citamos, “pretende-se debater ideias e visões e a partilha de boas práticas de todos para todos, demonstrando como este Movimento poderá ficar mais coeso e unido“. Já no dia 27 de março o Encontro está aberto a todos os interessados. Terá início pelas 9h00 com a sessão solene de abertura. Ao longo do dia serão debatidos temas como “Inclusão, Autonomia e Flexibilidade na Educação”, “O Papel da Família: Segurar ou Amparar” e “Ser Técnico Feliz ou Doutor Infeliz”. O encontro terminará pelas 17h00.

Do painel de oradores fazem parte Nádia Ferreira, da Direção-Geral da Educação; Sílvia Cópio, Presidente do Movimento Educação Livre; e António Costa, Presidente da
Associação Calm Mind). Autarcas, diretores de agrupamentos de escolas, representantes das Associações de Pais, especialistas, docentes e alunos marcarão igualmente presença. Em cima da mesa estarão temas como as políticas educativas, o suporte familiar e a felicidade laboral.

Rui Pires acrescenta: “A abordagem destas temáticas vai ao encontro da missão desta Federação, sempre focada na defesa do superior interesse das Crianças e Jovens.
Com a realização deste Encontro pretendemos unir, partilhar ideias e ajudar o Movimento Associativo Parental a crescer“, refere o dirigente da FAPOESTEJO.

Rui Pires afirma igualmente a este propósito que, e voltamos a citar, “em conjunto com Escolas e as suas Direções, Associações de Pais e Encarregados de Educação e Autarquias procuraremos apresentar soluções conjuntas e criar projetos de desenvolvimento de capacitação parental tendo como objetivo último a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem“.

O encerramento do Encontro contará com a presença de João Costa, Secretário de Estado Adjunto da Educação, e de vários outros especialistas ligados à educação. “Haverá um momento de reflexão sobre os desafios mais atuais e o impacto desta
pandemia na vida escolar e no futuro das Crianças e Jovens do nosso país“, assegura Rui Pires.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR