Faleceu Joaquim Ramos, presidente da Câmara de Azambuja entre 2001 e 2013

Joaquim Ramos faleceu depois de ter estado internado durante semanas numa unidade hospitalar em Lisboa onde lutou para debelar um linfoma que lhe foi detetado junto à garganta. O antigo presidente da Câmara de Azambuja tinha completado 71 anos a 22 de Novembro.

Joaquim António Ramos faleceu numa unidade hospitalar em Lisboa onde lutou durante semanas para debelar um linfoma que lhe foi detetado junto à garganta. O antigo presidente da Câmara de Azambuja tinha completado 71 anos a 22 de Novembro e presidiu ao executivo entre 2001 e 2013, tendo abdicado meses antes de terminar o seu último mandato também devido a um grave problema de saúde. Luís de Sousa, o atual presidente da autarquia, anuncia que vai pedir 3 dias de luto municipal.

Recordemos que Joaquim Ramos foi Presidente da Assembleia Municipal de Azambuja durante três mandatos, entre 1989 e 2001, tendo mais tarde encetado um percurso que o levou a presidir à Câmara de Azambuja durante três mandatos, entre 2001 e 2013. Até 2001 o antigo autarca desempenhou cargos de responsabilidade na Câmara Municipal de Lisboa.

O linfoma é definido como um grupo de doenças malignas do sangue, mas que pode ter cura. Desenvolve-se no sistema linfático, que é composto por uma rede de vasos linfáticos que transporta a linfa. Os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agressões de agentes infeciosos como bactérias ou vírus e, como tal, peças-chave do sistema imunitário.

Acrescente-se que o número de casos de linfoma tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Em Portugal são anualmente diagnosticados 1700 novos casos de linfoma. Os sintomas passam pelo aumento dos gânglios linfáticos, designadamente na zona do pescoço, axilas ou virilhas; febre recorrente, perda de apetite e emagrecimento causado pela dificuldade em engolir; cansaço, suores noturnos e prurido. À família enlutada o Fundamental expressa votos de sinceras condolências.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR