Março Mês do Sável está de regresso em Vila Franca – Restaurantes vão servir em take-away

A iniciativa gastronómica "Março Mês do Sável" está de regresso no município de Vila Franca de Xira.  A autarquia e os restaurantes participantes convidam desta forma todos os apreciadores de Sável a desfrutar desta iguaria, atualmente apenas em regime de take-away.

A iniciativa gastronómica “Março Mês do Sável” está de regresso no município de Vila Franca de Xira. Apesar das restrições impostas pela pandemia, a campanha volta a assinalar uma das mais importantes marcas gastronómicas deste concelho. A autarquia e os restaurantes participantes convidam desta forma todos os apreciadores de Sável a desfrutar desta iguaria, atualmente apenas em regime de take-away.

Alberto Mesquita adianta a este propósito: “Caso se mantenham as medidas de confinamento, é assim que os Restaurantes funcionarão durante toda a Campanha, mas sempre disponíveis para fazer chegar o melhor Sável à sua casa“. “Março continua a ser tempo de cozinhar e saborear sável, pelo que ao longo do mês a autarquia irá transmitir nas plataformas digitais a confeção de cinco receitas diferentes, onde este peixe do rio é o ingrediente chave“, adianta o autarca.

Assim teremos hoje a apresentação da receita tradicional e que dá o mote à campanha: Sável frito com açorda de ovas. O Chef Luís Machado será o responsável pela iguaria cozinhada e registam-se ainda os contributos do enólogo Marco Crespo, que falará sobre como melhor harmonizar esta receita com o Vinho “Encostas de Xira”.

Já nas próximas sextas-feiras durante o mês de março serão apresentadas outras receitas: Sável de Escabeche, Sopa de Ovas com Sável, Arroz de Sável com as suas Ovas e Pastéis de Sável. “Se é apreciador de Sável, não deixe de desfrutar deste prato típico de Vila Franca de Xira, apoiando também desta forma a atividade económica local”, reforça o presidente da autarquia de Vila Franca.