Nuno Miguel Henriques é o candidato do PSD à Câmara de Alenquer

O Partido Social Democrata já encontrou o candidato à presidência da Câmara de Alenquer para as eleições que estão agendadas para Setembro deste ano. Trata-se de Nuno Miguel Henriques, uma "figura" de âmbito nacional mas certamente desconhecido da maioria dos alenquerenses.

O Partido Social Democrata já encontrou o candidato à presidência da Câmara de Alenquer para as eleições que estão agendadas para Setembro deste ano. Trata-se de Nuno Miguel Henriques, uma “figura” de âmbito nacional mas certamente desconhecido da maioria dos alenquerenses.

A decisão de apresentar Nuno Miguel Henriques como candidato foi comunicada aos militantes locais na passada quarta-feira, no decurso de uma reunião na qual esteve presente Duarte Pacheco, líder da distrital do Oeste do Partido Social Democrata. Perante o “facto consumado”, os militantes locais ainda pediram até á próxima terça-feira para tentar conseguir uma alternativa.

Rui Neto foi um dos que terão dado “nega” e recusado novo desafio eleitoral. Quarta-feira Nuno Henriques deverá ser confirmado como candidato por Rui Rio, se entretanto até lá não aparecer esse tal nome que por milagre evitará que o PSD de Alenquer regresse aos anos 90, quando então teve de recorrer a Luís Nandim de Carvalho para assumir uma candidatura à presidência da Câmara de Alenquer.

Já Nuno Miguel Henriques ficou conhecido sobretudo a partir de 2012, quando então confrontou Pedro Passos Coelho no processo eleitoral interno que o partido fundado por Sá Carneiro levou a cabo nesse ano. “O declamador de poesia que quer ser presidente do PSD“, foi desta forma que a imprensa nacional se referiu a Henriques.

É um católico fervoroso que trata a cultura por tu desde muito novo. O impulso para se candidatar à liderança do PSD surgiu em Novembro passado, quando participava numa cerimónia religiosa no Fundão, presidida pelo bispo da Guarda. Foi uma espécie de chamamento e partir dessa altura não mais parou, metendo pés ao caminho para dar a volta ao país na mira do voto dos militantes“, escreveram igualmente os “mídia” nacionais em 2012.

Natural da Covilhã, distrito de Castelo Branco onde nasceu há 38 anos, Nuno Miguel Henriques é para praticamente todos os alenquerenses um ilustre desconhecido, embora já tenha entrada na casa de milhares de militantes através da televisão. O agora candidato pelo PSD à Câmara de Alenquer é também empresário, ator e declamador… e até já fez de laranja num anúncio televisivo de uma marca de sumos de frutas!

Acrescente-se que o PSD de Alenquer nem tão pouco tem Comissão Política Concelhia eleita, sequer perspetivas de vir a ter este organismo implantado no terreno para trabalhar para as próximas autárquicas. Fazer listas para concorrer tanto à Câmara como às freguesias vai ser um dos grandes desafios. Até constituir a equipa que acompanhará Nuno Henriques será igualmente uma “dor de cabeça” para o PSD local.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR