Maria Cecília de 84 anos do Porto da Luz foi a primeira pessoa vacinada hoje em Alenquer contra a Covid-19

Teve início esta quinta-feira a campanha de vacinação geral da população do Concelho de Alenquer contra a covid-19.  Para este primeiro dia foram convocados 240 utentes com idade igual ou superior a 80 anos, todos residentes no município.

Teve início esta quinta-feira, 25 de fevereiro, a campanha de vacinação geral da
população do Concelho de Alenquer contra a covid-19.  Para este primeiro dia foram convocados 240 utentes com idade igual ou superior a 80 anos, todos residentes no município.

Maria Cecília, com 84 anos, foi a primeira a receber a vacina. Esta habitante do Porto da Luz revelou já no final estar tranquila e satisfeita por ter sido vacinada. Chegou ao Parque Urbano da Romeira acompanhada do marido, também ele referenciado para a vacinação. A idosa revelou igualmente esperar que este passo signifique o princípio do fim do confinamento.

Acrescente-se que o Centro de Vacinação está instalado nos pavilhões de apoio do Parque Urbano da Romeira, dispondo de receção, sala de espera, três postos de vacinação e uma sala de espera pós-vacinação, uma vez que depois de administrada a vacina é necessário aguardar meia-hora para controle de eventuais reações adversas.

A partir de amanhã, sexta-feira, serão convocados os utentes de Alenquer com idade superior a 65 anos ou com mais de cinquenta anos e com patologias associadas a maior risco em caso de Covid-19, nomeadamente com doenças respiratórias ou cardíacas.

A vacinação está a ser assegurada por enfermeiros do Centro de Saúde de Alenquer, com o
apoio em permanência de um médico e uma equipa de bombeiros com uma
ambulância. A segurança do local é assegurada pela GNR. O município garante a adaptação e equipamento dos pavilhões, sinalética, manutenção e higienização do local.

Reportagem Fotográfica do primeiro dia de vacinação geral em Alenquer: