Vila Franca: limpeza das linhas de água vão recomeçar já em março

A limpeza de linhas de água do Concelho de Vila Franca vai recomeçar já durante o mês de março. O processo de recondicionamento destes cursos aquíferos vai decorrer entre março e maio e vai custar cerca de 60 mil euros.

A limpeza de linhas de água do Concelho de Vila Franca vai recomeçar já durante o mês de março. O processo de recondicionamento destes cursos aquíferos vai decorrer entre março e maio e consiste na limpeza e desobstrução de vários troços de linhas de água, significando este processo um investimento municipal de cerca de 60 mil euros.

Aqui fica a lista de linhas de água e ribeiros sobre os quais irá incidir esta ação de limpeza. Na União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras: Vala paralela à linha da CP, desde a Tudor à MANITU; Vala perto do Bar MIX; Vala em Gabions frente à EPAL, entre a CP e a A1; Margem direita do Rio Grande da Pipa, na zona da Vala do Carregado; Ribeira da Castanheira a jusante do Caminho de ferro.

Na Freguesia de Vila Franca de Xira: Ribeira de Povos na zona da Cova da Camela; Ribeira da Mata na Urbanização Terraços da Encosta. Na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz: Troço da Ribeira da Silveira em Trancoso, zona das moradias; Afluente da Ribeira da Silveira na Calhandriz, zona da estrada a montante da Piscina Municipal da Calhandriz; Ribeira da Silveira – ponte na Calhandriz no limite com Alverca; Troço da Ribeira da Aboia.

Já na União de Freguesias de Alverca e Sobralinho os locais serão: Troço da Ribeira do Bom Jesus; Linhas de água na Rotunda do Alambique. Na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa: Vala paralela à estação elevatória, desde a CP até ao entroncamento com a outra vala. E na Freguesia de Vialonga: Vala em Gabions e degraus perto do Centro de Saúde; Ribeira da Fonte Santa (Quintanilho); Ribeira da Carvalha na zona industrial.