Sousa agastado com o assunto do veículo para a Proteção Civil: “Até fazem polémica de uma coisa que vem beneficiar todo o concelho”

Luís de Sousa revelou hoje estar agastado com a "pseudopolémica" criada em torno da aquisição de um veículo de apoio às ações da proteção civil no Concelho de Azambuja. O autarca afirmou: "Até fazem polémica de uma coisa que vem beneficiar os bombeiros e todas as freguesias de Azambuja".

Luís de Sousa revelou hoje estar agastado com a “pseudopolémica” criada em torno da aquisição de um veículo de apoio às ações da proteção civil no Concelho de Azambuja. O autarca reagiu durante a reunião do executivo realizada na manhã desta terça feira em Azambuja. “Até fazem polémica de uma coisa que vem beneficiar os bombeiros e todas as freguesias de Azambuja“, afirmou o Presidente da Câmara.

Recorde-se que já em Dezembro e em entrevista no Fundamental Canal o autarca tinha revelado que a câmara iria adquirir este veículo-plataforma de apoio às missões dos bombeiros do concelho em coordenação com a Proteção Civil Municipal. Na altura Luís de Sousa justificou esta aquisição com base na tipologia da zona industrial e ainda na existência das “torres gémeas” de Azambuja.

Luís de Sousa frisou que o município já teve de recorrer ao empréstimo de equipamento semelhante por parte de outras câmaras vizinhas e deu mesmo o exemplo do Cartaxo, aproveitando para agradecer a Pedro Ribeiro a disponibilidade da edilidade cartaxeira para ceder o veículo-plataforma sempre que Azambuja o tem solicitado.

Recorde-se que a pretensa polémica surgiu quando André Salema revelou através das redes sociais ter ficado surpreendido com a aquisição desta plataforma cuja capacidade de elevação da sua escada ascende a 32 metros, tendo o presidente dos Bombeiros de Azambuja garantido nada saber oficialmente acerca da opção de adquirir este veículo por parte da autarquia.

Já hoje Luís de Sousa voltou a abordar este assunto, depois de ter sido questionado pelo vereador social democrata Rui Corça. “Não quero alimentar mais esta polémica, até porque já falei tanto com o comandante como com o presidente dos Bombeiros de Azambuja, e estava absolutamente convencido de que tinha falado deste assunto durante as reuniões que temos regularmente“.

Sousa complementou: “Trata-se de um equipamento adquirido pela autarquia para colocar ao serviço da Proteção Civil Municipal e naturalmente dos dois corpos de Bombeiros Voluntários que temos no concelho, depois de conversações ocorridas entre mim e o Comandante Operacional Municipal, e é um equipamento que faz muita falta e que será útil para todas as freguesias“.

O Presidente da Câmara de Azambuja também informou que agora os comandantes das corporações de bombeiros do concelho deverão nomear os elementos que posteriormente virão receber formação para poderem operar com esta plataforma. O veículo ficará estacionado permanentemente em Azambuja e custou exatamente 183 885 euros, já com o imposto sobre o valor acrescentado incluído.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR