Faleceu Francisco Carapinha, fundador do Intermarché do Carregado

Faleceu Francisco Carapinha, conhecido empresário do Carregado e fundador da loja Intermarché sediada nesta mesma vila. O empresário de 78 anos foi vítima de um acidente vascular cerebral e estava internado desde meados deste mês de Dezembro.

Francisco Carapinha foi homenageado pela União de Freguesias do Carregado e Cadafais em Junho de 2016. O reconhecimento dos méritos deste empresário foi muito justo, já que Francisco Carapinha deu corpo a um conceito singular de cooperação com a sociedade local único no contexto das chamadas médias e grandes superfícies comerciais. Inaugurado em Setembro de 1993, o Intermarché do Carregado sempre primou por uma postura de proximidade com os interesses associativos do concelho de Alenquer, não deixando de apoiar a esmagadora maioria de iniciativas desportivas, recreativas e culturais da região.

Por essa razão, o Intermarché sempre foi visto como uma loja de proximidade, não obstante a sua natureza de média superfície comercial. Por seu turno, Francisco Carapinha foi ao longo de quase três décadas um verdadeiro amigo dos movimentos associativos do concelho de Alenquer e do próprio município, com os quais colaborou sempre até à exaustão.

Francisco Carapinha foi o convidado de Nuno Cláudio para a primeira edição das Conversas Com Fundamento, o espaço de entrevista no Fundamental Canal estreado em Setembro de 2019. Esta rubrica tem o objetivo proporcionar aos nossos telespectadores uma conversa agradável, descontraída e mais intimista, convidando sempre alguém cuja história de vida justifique esse destaque especial, e foi com muita honra que recebemos Francisco Carapinha no nosso estúdio. Poderá recordar a entrevista no final deste artigo.

Francisco Carapinha não poderia encaixar melhor no “perfil” que estabelecemos para as Conversas Com Fundamento. Desde logo pela amizade que unia o empresário ao jornalista. Intermarché e Fundamental são contemporâneos e têm somente uma diferença de 22 dias de idade e na fase inicial da sua existência ambos os empreendimentos foram vizinhos porta com porta. Francisco Carapinha e Nuno Cláudio tornaram-se amigos em 1993 e essa amizade será sempre recordada na família Fundamental.

Por essa razão, o fundador do Intermarché foi o nosso convidado de honra em Setembro de 2019 e teve oportunidade de falar um pouco do seu percurso de vida: os primeiros tempos nos Brejos de Azeitão, a ida para Lisboa ainda em tenra idade, o “salto” para a Suécia onde viveu duas décadas e o regresso a Portugal para ingressar no Grupo Mosqueteiros, que o trouxe no inicio dos anos 90 para o Carregado, que considerava a sua terra de adoção.

Numa altura de profunda tristeza pela partida de um amigo e de uma pessoa extraordinária, recordar esta entrevista é o mínimo que poderemos fazer para relembrar a memória de Francisco Carapinha, um empresário humilde, com sentido de humor e cheio de boas histórias para contar, numa entrevista durante a qual também foi recordada a memória de Rosa Carapinha, que partiu de forma prematura há seis anos. À família enlutada, os nossos profundos e sentidos pêsames.

COMPARTILHAR