Mau tempo leva Tejo a invadir zona do Cais em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira espelha as condições climatéricas adversas que se registam hoje por todo o território nacional com o Tejo a invadir parte da baixa da cidade.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta sexta-feira apontavam para precipitação forte em todo o continente, com a possibilidade de trovoada no interior e vento moderado a forte. Vila Franca de Xira espelha estas condições climatéricas adversas com o Tejo a invadir parte da baixa da cidade.

Face às previsões, a Proteção Civil admitia esta possibilidade, a de haver inundações em “locais historicamente vulneráveis” e em estruturas urbanas subterrâneas. Também a ocorrência de cheias rápidas em meio urbano foi uma situação prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Esperam-se ainda para o final desta sexta-feira a ocorrência de acidentes na orla costeira, queda de ramos ou árvores devido ao vento forte e a eventual formação de lençóis de água nas estradas. As autoridades recomendam que se evite a prática de atividades relacionadas com o mar e a circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas e especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

No caso de cheias ou inundações, as zonas inundadas não devem ser atravessadas por pessoas ou viaturas. Para os condutores é recomendada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. A Proteção Civil recomenda ainda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a adequada fixação de estruturas soltas.


João Nicolau, presidente do PS de Alenquer: “Folgado será convidado a ser recandidato em 2021”

João Nicolau é o mais recente convidado de Nuno Cláudio para a grande entrevista no Fundamental Canal. O Presidente do PS de Alenquer e também Deputado Na Assembleia da República revelou que Folgado vai ser convidado a voltar a ser candidato à Câmara em 2021.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR