Candidato Silvino, 1ª entrevista: “Tenho influências de Benavente, Carlos Alberto, Ramos e Sousa”

A primeira entrevista de Silvino Lúcio na qualidade de candidato à presidência do município foi concedida ao Fundamental Canal, tal como o ainda vereador tinha prometido que iria acontecer. Uma oportunidade para ficar a conhecer as ideias e um pouco mais daquele que poderá vir a ser o próximo presidente da Câmara de Azambuja.

É a primeira entrevista de Silvino Lúcio na qualidade de candidato oficial à presidência da Câmara de Azambuja, um estatuto que foi legitimado na passada quinta-feira em reunião da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista local. Foram 25 votos favoráveis em 25 votos possíveis, uma unanimidade que deixou o candidato emocionado e agradecido.

Silvino já tinha prometido que concederia a primeira entrevista ao Fundamental quando fosse candidato oficial â presidência da câmara, e cumpriu a promessa. Nesta entrevista demonstra toda a sua genuinidade e também deixa no ar alguns dos projectos que acalenta poder desenvolver caso o povo do concelho decida em Outubro de 2021 conceder-lhe a oportunidade de governar a autarquia por 4 anos.

Silvino não fugiu às questões mais delicadas: a lixeira da Triaza é um exemplo da frontalidade com que o candidato abordou temas como os desafios de integração das famílias de etnia cigana. Este é um momento particularmente interessante desta entrevista, porquanto Lúcio traça-nos um retrato dos desafios com que se deparam as autoridades municipais neste contexto.

De resto, o candidato assume que a pandemia de Covid-19 poderá contribuir para que altere os planos iniciais com os quais pretendia apresentar-se ao eleitorado. Um programa eleitoral possivelmente mais adaptado aos tempos que se adivinham num futuro próximo. Silvino não tem dúvidas: a prioridade do município passará sempre por estar ao lado das pessoas que possam ser mais atingidas pelas consequências da pandemia.

Nesta entrevista concedida a Nuno Cláudio o candidato Silvino Lúcio garante também que teve influências de todos os presidentes de Câmara com os quais trabalhou desde a década de noventa, nomeadamente João Benavente (1985-1999), Carlos Alberto Oliveira (1999-2001), Joaquim Ramos (2001-2013) e Luís de Sousa (2013 até 2021, se for essa a vontade do Criador). “Reúno um pouco de todos, sobretudo os aspectos com os quais mais me identifico), assegura Lúcio.

A decisão será do povo, aquando das eleições do ano que vem. Silvino garante estar um homem mais maduro, menos inquieto, capaz de reflectir sobre alguns momentos que menos lhe agradam quando faz uma viagem pelo seu percurso autárquico. E assegura que pretende colocar ao serviço do povo do Concelho de Azambuja toda a experiência adquirida neste mais de 30 anos de autarquia de Azambuja.

VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR