Passagem de nível: Câmara de Vila Franca cancela cerimónia de assinatura de acordo

Foi cancelada a cerimónia pública de assinatura do Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal e a Infraestruturas de Portugal visando a deslocação da Passagem de Nível de Vila Franca de Xira. A autarquia não avançou com qualquer explicação para o cancelamento desta iniciativa.

Foi cancelada a cerimónia pública de assinatura do Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal e a Infraestruturas de Portugal visando a deslocação da Passagem de Nível de Vila Franca de Xira. A mesma estava agendada para amanhã, dia 30 de Junho, pelas 15 horas, no Auditório da Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira. A autarquia não avançou com qualquer explicação para o cancelamento desta iniciativa.

A cerimónia contaria com um número limitado de presenças no local, e o acto seria exclusivamente para convidados, a fim de serem garantidas as regras de distanciamento social previstas para espaços interiores. Estava até previsto ser transmitida publicamente através do Canal Youtube e do Facebook da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Recorde-se que a Passagem de Nível situada actualmente no Cais de Vila Franca de Xira regista um muito elevado grau de perigosidade, com a ocorrência nos últimos anos de um elevado número de óbitos, causados por atropelamentos na ferrovia e associados ao seu atravessamento pedonal.

Com o estabelecimento deste Acordo de Colaboração, a actual Passagem de Nível será totalmente encerrada e deslocada em cerca de 250 metros para Sul, passando a situar-se sensivelmente no início da Rua 1.º de Dezembro, no sentido sul-norte, junto ao Largo 5 de Outubro, e destinando-se ao atravessamento pedonal e rodoviário.