Proteção Civil de Vila Franca assegura regresso de oito utentes ao Lar da Misericórdia de Alverca

Protecção Civil de Vila Franca transferiu hoje oito idosos de uma unidade hoteleira em Vila Franca para o Lar da Misericórdia de Alverca. Autarquia garantiu a desinfecção do hotel onde estes idosos estiveram alojados, bem como de todas as viaturas envolvidas no seu transporte.

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Franca de Xira procedeu na manhã de hoje, 26 de Abril, à transferência de oito idosos que estavam instalados numa unidade hoteleira em Vila Franca de Xira, assegurando o seu regresso ao Lar da Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca.

Recorde-se que no seguimento da identificação de múltiplos casos positivos da doença por Covid-19 em utentes e funcionários daquela Instituição, no passado dia 18 de Abril, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assegurou a evacuação dos utentes que, à data, apresentavam resultados negativos e estavam identificados como não infectados.

Nos últimos dias, o surgimento de sintomas do novo Coronavírus em alguns destes utentes levou à repetição dos testes a todos os idosos e funcionários instalados na unidade hoteleira, verificando-se a ocorrência de resultados positivos em oito utentes e numa das funcionárias da instituição, destacada para os apoiar.

Estes resultados motivaram a decisão tomada, em articulação com as Autoridades Locais de Saúde, a Segurança Social e a Direcção da Instituição, determinando o regresso destes oito utentes ao Lar da Misericórdia de Alverca. Os idosos agora transferidos, assim como os que continuam a residir na Instituição, não apresentam sintomatologia que obrigue a tratamento hospitalar.

Na unidade hoteleira permanecem em quarentena um total de 19 utentes não infectados e respectivo pessoal de apoio, continuando a estar a cargo da Autarquia todos os custos associados a esta medida, incluindo alojamento e alimentação.

Acrescente-se que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assegurou de imediato, através de empresa especializada, a desinfecção das instalações do hotel onde estes idosos estiveram alojados, bem como de todas as viaturas envolvidas no seu transporte.


Presidente do Alenquer e Benfica ao F-Canal: “Concelho de Alenquer não tem apostado no desporto”

João Ventura, o Presidente do Sport Alenquer e Benfica, em entrevista o Fundamental Canal. O SAB suspendeu neste momento toda a actividade desportiva devido ao estado de emergência decretado no país na sequência surto de coronavírus.