Esménio em entrevista ao F-Canal | comunidade de 40 pessoas de Marinhais em isolamento profilático

Hélder Esménio concedia uma entrevista ao Fundamental Canal via skype quando foi alertado de urgência para o que estava a suceder em Marinhais: uma comunidade de quarenta pessoas acabaria por ser, horas mais tarde, colocada em isolamento devido à pandemia do coronavírus.

Aconteceu praticamente em simultâneo: ao mesmo tempo que Hélder Esménio concedia uma entrevista ao Fundamental Canal via skype, o autarca era alertado de urgência para o que estava a suceder em Marinhais: uma comunidade de quarenta pessoas acabaria por ser, horas mais tarde, colocada em isolamento devido à pandemia do coronavírus.

O Presidente da autarquia de Salvaterra de Magos terminou a entrevista que tinha anteriormente agendado com o Fundamental e dirigiu-se de urgência para Marinhais. A Autoridade Local de Saúde do concelho de Salvaterra de Magos acabaria por decidir colocar em isolamento profilático um pequeno aglomerado habitacional situado na periferia de Marinhais, com cerca de quarenta cidadãos.

O autarca acabaria por relatar que quem vive no local em questão teria sido anteriormente informado dos cuidados a ter neste contexto e ainda da necessidade de respeitar as normas de isolamento social definidas pela Direcção Geral de Saúde. A decisão foi tomada após ter sido detectada uma análise positiva de coronavírus por parte de uma cidadã de 56 anos residente naquela comunidade. Esta senhora tinha sido recentemente hospitalizada em Santarém.

Hélder Esménio acrescentou: “Ficou acordado que o abastecimento de bens de toda esta comunidade ficará a cargo de dois cidadãos que não tiveram contacto com a senhora que acusou positivo de covid-19. As autoridades policiais farão a vigilância daquela comunidade em período diurno, garantido desta forma que somente estes dois cidadãos autorizados poderão sair daquela zona e devidamente protegidos”, acrescentou o autarca.

Acrescente-se que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos avança que possivelmente já nesta sexta-feira serão realizados os testes a toda esta comunidade. “Só após termos conhecimento dos resultados desses testes ao covid-19 é que será possível determinar as medidas a tomar em consequência”, acrescenta o Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.

Naturalmente que nesta entrevista concedida ao Fundamental Canal o presidente Hélder Esménio aborda este assunto, praticamente em simultâneo com a altura em que teve conhecimento do mesmo. O autarca explica ainda nesta entrevista as medidas que foram tomadas no âmbito da pandemia no Município de Salvaterra e foi bastante crítico em relação a alguns autarcas de outros municípios que, e citamos, “em nome do Covid-19 estão a fazer campanhas de charme, retirando máscaras a muitos daqueles que precisavam de as ter na primeira linha de combate”.

VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR